Introdução
Nesta disciplina você terá a oportunidade de refletir e conhecer um pouco mais sobre dois temas que fazem parte do cotidiano dos profissionais de saúde: as práticas educativas em saúde e as tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Procuramos apresentar os principais conceitos pertinentes a cada um deles a partir de situações que certamente você vivencia no seu dia a dia de trabalho.
Esperamos que você já tenha refletido sobre o significado do território como processo de cuidado e construção coletiva da saúde e não somente como espaço geográfico delimitado por famílias e serviços. É aí que você pode facilitar a interação entre educação e saúde, por meio de uma prática educativa dialógica e significativa. É sobre isso que queremos conversar com você.
Nosso propósito é discutir o papel de educador desempenhado pelo profissional de saúde, em especial na atenção básica. Para tanto, esta disciplina está dividida em duas seções nas quais serão desenvolvidos os seguintes conteúdos:
Seção 1 - Práticas educativas em saúde
Parte 1 - Contextualizando a prática educativa em saúde
Parte 2 - Quem aprende e quem ensina
Parte 3 - Aprendendo a aprender - Educação Permanente em Saúde
Parte 4 - Bases teóricas de uma práxis educativa
Seção 2 - Tecnologias para a abordagem ao indivíduo, família e comunidade
Parte 1 - Acolhimento
Parte 2 - O trabalho com grupos
Parte 3 - Visita domiciliar
Parte 4 - Consulta
É importante que você desenvolva as atividades na sequência proposta, realizando todas elas e discutindo, sempre, qualquer dúvida, com o seu tutor.
Autoras:
Mara Vasconcelos
Maria José Cabral Grillo
Sônia Maria SoaresATENÇÃO:
O módulo Práticas educativas e tecnologias em saúde tem uma versão que pode ser acessada, na Biblioteca virtual. Porém, a referência para discussão com seu tutor e para o desenvolvimento da disciplina que está cursando deve ser o material e as orientações que constarem neste Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Para iniciar, clique em APRESENTAÇÃO e bons estudos!