Programação

  • Bem-vindo(a)!

    No módulo Gestão de Processo de Trabalho você, sua equipe e a comunidade levantaram os problemas de saúde baseados nas necessidades da comunidade e apontaram sua magnitude, transcendência e vulnerabilidade. 


    Agora você, sua equipe e a comunidade irão realizar o planejamento para enfrentamento dos problemas levantados, a finalidade será o projeto de intervenção, o  qual tem como objetivo principal mudar a realidade local. Para elaborar o projeto de intervenção você utilizará o Planejamento Estratégico Situacional que será estudado e aplicado neste módulo.


    Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um instrumento de trabalho na Estratégia Saúde da Família. O exercício prático dos momentos do PES, bem como o estudo dos argumentos que embasam sua eficácia, eficiência e a efetividade do método, criado pelo chileno Carlos Matus, leva os atores a autorreflexão propiciando a apreensão de saberes e também, das práticas tão essenciais ao enfrentamento de situações complexas.

    Para o exercício do PES você utilizará uma Matriz e um roteiro orientativo para sua construção, a leitura do texto e, essencialmente, a participação da comunidade e equipe. 

  • Comunicação e Dúvidas

    Espaço destinado à comunicação entre você e seu tutor  para esclarecer suas dúvidas sobre as atividades e conteúdos desta etapa do curso, não devendo ser utilizado para postagem de suas atividades

  • Planejamento Estratégico Situacional (PES)

    "O Planejamento Estratégico Situacional (PES) foi idealizado por Matus, autor chileno, a partir de sua vivência como ministro da Economia do governo Allende, no período de 1970-73, e da análise de outras experiências de planejamento normativo ou tradicional na América Latina cujos fracassos e limites instigaram um profundo questionamento sobre os enfoques e métodos utilizados" (ARTMANN , 2000, p.2) .


    Na administração pública, esta abordagem tem sido apontada como uma das boas práticas de planejamento governamental a serem seguidas pelos gestores. A partir de seus estudos e da construção da Matriz, aplique, a partir de sua realidade, as etapas propostas no PES, visando melhorar a qualidade do atendimento no serviço público de saúde.


    Leia atentamente o texto da Elizabeth Artmann disponibilizado para seus estudos neste módulo, pois o auxiliará na compreensão do PES e de sua importância, bem como será ainda, suporte para o preenchimento da Matriz, atividade base deste módulo. Apresenta-se, em formato de slide, uma sistematização do conteúdo do texto, entretanto, não dispensa a leitura do texto, sem o qual a compreensão sobre o planejamento estratégico ficará prejudicada.


    Bons estudos!

  • Problematizando a realidade: momento explicativo

    O momento explicativo é um momento importante de diagnóstico da realidade de seu território de atuação. Tenha um olhar atento e procure desenvolver a capacidade de escuta do que a comunidade e sua equipe têm a dizer. Leia os materiais disponíveis para lhe subsidiar no trabalho a ser desenvolvido.


    Você deve iniciar esta unidade com a leitura do texto "Orientações para o preenchimento da Matriz do PES" a fim de compreender a correta execução dos diversos momentos do planejamento e a realização da atividade proposta nesta unidade. 


    Para começar a construção do PES, utilize o arquivo "Matriz para preenchimento" e execute o momento explicativo, relativo a parte 1 (colunas 1 a 4). Realize as atividades orientadas para esta fase. Para o preenchimento da coluna 4 da parte 1, utilize o material "Tutorial para construção do Fluxograma".

    Bom trabalho!


  • Desenho da imagem objetivo: momento normativo

    Este momento tem como preocupação base o que pode ser feito em função dos problemas que foram detectados na fase anterior e os objetivos que se pretende alcançar. Releia as orientações disponibilizadas nos textos anteriores para o preenchimento destas partes da Matriz.

  • Análise de vulnerabilidade do plano: momento estratégico

    Este é o momento em que você deve identificar cuidadosamente se existem obstáculos que devem ser superados para transformar o seu desenho em realidade. Reveja os materiais que foram disponibilizados no início de seus estudos, de forma a lhe subsidiar nesta etapa que será de grande importância para a construção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

  • Avaliação do módulo

    Não disponível, a não ser que: A atividade Matriz - Partes 5 e 5a esteja marcada como concluída
  • Tópico 7

    • Tópico 8

      • Tópico 9

        • Tópico 10