Agenda do Curso

  • Geral

    Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde

    Apresentação do Curso

    O Curso Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde se destina a profissionais médicos, integrantes de equipes da Estratégia Saúde da Família ou de outras formas de organização da Atenção Básica à Saúde.

    Na modalidade de Educação a Distância, o curso é apresentado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA Moodle), com 60 horas de estudo (quatro créditos acadêmicos). Assim, estima-se que o profissional possa completá-lo em até 10 semanas, em versão autoinstrucional, com avaliação final on-line.

    Essa avaliação consiste em prova de múltipla escolha, com cinco opções de resposta. Ao final, as respostas poderão ser comparadas com o gabarito de correção, mostrando ao aluno seu nível de acerto, bem como um comentário sobre o tema abordado em cada questão. Pretende-se, com isso, que esse processo de avaliação seja também formativo. Aos profissionais que acertarem 60% ou mais das questões, será encaminhada certificação, para modalidade curso de extensão on-line.

    O curso apresenta, ainda, uma versão aberta para quaisquer profissionais e estudantes (versão para visitantes). Essa modalidade não tem avaliação final on-line nem encaminha certificação.

    O curso propõe-se, ainda, a ser utilizado em outros processos de formação, podendo suas unidades, como processo de aproveitamento de estudos, serem utilizadas para integralização de créditos em cursos de aperfeiçoamento e de especialização, ou outros.

    O objetivo do curso é, pois, ampliar a capacidade de resolução clínico-oftalmológica na Atenção Básica à Saúde, apresentar orientações para a organização do serviço e do processo de trabalho profissional, bem como apontar procedimentos para encaminhamento a níveis secundários e terciários de atenção oftalmológica.

    Atualiza-se

    Novos protocolos editados por autoridades sanitárias, pesquisas e experiências clínicas indicam que atualizações e revisões nas condutas clínicas são necessárias. Os autores e os editores desse curso fundamentaram-se em fontes seguras no sentido de apresentar evidências científicas atualizadas para o momento dessa publicação. Leitores são, desde já, convidados à atualização. Essas recomendações são especialmente importantes para medicamentos e protocolos de atenção à saúde.

    O Curso está dividido em cinco unidades e suas respectivas seções: