• Conclusão

    O campo de trabalho da Atenção Domiciliar é extenso e complexo. Neste Curso tratamos da atenção domiciliar como ação programática das Unidades de Saúde (UBS) da RBS.

    Todas as 5 unidades educacionais do curso abordaram questões nucleares para a a organização, implantação, execução, avaliação e monitoramento da AD1.

    Como uma modalidade de atenção à saúde, a AD1 exige dos profissionais das equipes de saúde competências que integram de forma indissociável ações de natureza complementar e compartilhada assim com habilidades para redesenhar a prestação do cuidado dadas as características e particularidades da ação de saúde no âmbito da “casa” e, necessariamente, partilhada com a família. Essa especificidade deve fazer parte do processo de formação e qualificação dos profissionais da saúde.

    Assim, será possível um plano de cuidados que inclua a abordagem humanizada e que leva em consideração o cotidiano de vida das famílias em seus espaços de inserção, costumes e cultura; sensibilidade e eficácia nas diversas situações que surgem no contexto domiciliar.

    Para esse cenário, além da prestação de cuidados, há necessidade de formar equipes cujo desafio é lidar com pessoas em seu contexto familiar o que exige profundo conhecimento e habilidades nas relações humanas além do preparo ético para decidir nas distintas e imprevisíveis situações que se apresentam.

    Em termos de flexibilidade, cada profissional pôde concentrar seu focode estudo considerando as possibilidades de ampliação da leitura, utilizando as várias citações no texto e respectivas referências apresentadas. Este Curso procurou atender ao princípio pedagógico do protagonismo: o profissional que faz o curso é o sujeito do seu próprio processo de aprendizagem.

    Que esta oportunidade amplie as possibilidades e caminhos para o exercício da educação permanente, como estratégia que qualifica o trabalho e o trabalhador da saúde.