CAMPOS, G.W.S. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Sociedade e Cultura, v. 3, n. 1/2, p. 51-74. jan/dez. 2000. Disponível em: http://www.redalyc.org/.... Acesso em: 9 maio. 2016.
No processo de construção coletiva do cuidado entre equipe de apoio e equipe de referência, profissionais de diversas especialidades compartilham o seu saber ao se depararem com a realidade exposta.
Dessa forma existe o campo, comum a todos e o núcleo específico de cada especialidade ou profissão. Os conceitos de núcleo e campo estão intimamente ligados com a proposta do apoio matricial.
Conheça os conceitos de núcleo e campo de acordo com Campos (2000), clicando nos números:
[...] O núcleo demarcaria a identidade de uma área de saber e de uma prática profissional; e o campo, um espaço de limites imprecisos onde cada disciplina ou profissão buscariam em outras, apoio para cumprir suas tarefas teóricas e práticas [...] campo intelectual se conformaria como espaço aberto [...] um núcleo, ao contrário, indicaria uma aglutinação, uma determinada concentração de saberes e de práticas, sem, contudo, indicar um rompimento radical com a dinâmica do campo [...] (CAMPOS, 2000, p. 220-221).
Campos afirma que tanto o núcleo quanto o campo seriam mutantes e se interinfluenciariam, não sendo possível detectar-se limites precisos entre um e outro.
Apesar disso, o núcleo seria formado por uma aglutinação de saberes e práticas, compondo uma certa identidade profissional e disciplinar.
“Metaforicamente, os núcleos funcionariam em semelhança aos círculos concêntricos que se formam quando se atira um objeto em água parada. O campo seria a água e o seu contexto” (CAMPOS, 2000, p.222).
Referências
CAMPOS, G.W.S. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Sociedade e Cultura, v. 3, n. 1/2, p. 51-74. jan/dez. 2000. Disponível em: http://www.redalyc.org/.... Acesso em: 9 maio. 2016.