A linha verde corresponde ao escore z 0. As outras linhas indicam distância da mediana. Um ponto ou desvio que esteja fora da área compreendida entre as duas linhas vermelhas indica um problema de crescimento.
Vigilância do crescimento infantil
O crescimento individual das crianças pode ter uma grande variação. Várias medidas de crescimento colocadas como pontos no gráfico ao longo do tempo e unidas entre si formam uma linha, como podemos observar abaixo. Clique nas numerações destacadas e relembre como interpretar os gráficos da curva de crescimento.
Curva de crescimento
A linha verde corresponde ao escore z 0. As outras linhas indicam distância da mediana. Um ponto ou desvio que esteja fora da área compreendida entre as duas linhas vermelhas indica um problema de crescimento.
Curva de crescimento
A curva de crescimento de uma criança que está crescendo adequadamente tende a seguir um traçado paralelo à linha verde, acima ou abaixo dela (entre as linhas vermelhas). Qualquer mudança rápida nessa tendência (desvio da curva da criança para cima ou para baixo do seu traçado normal) deve ser investigada para determinar a causa e orientar a conduta.
Curva de crescimento
Um traçado horizontal indica que a criança não está crescendo, o que necessita ser investigado. Um traçado que cruza uma linha de escore z pode indicar risco. O profissional de saúde deve interpretar o risco baseado na localização do ponto (relativo à mediana) e na velocidade dessa mudança.
Observação
Com relação às curvas de perímetro cefálico, é importante lembrar que as alterações do desenvolvimento infantil são mais sensíveis e precoces do que o crescimento da cabeça (BRASIL, 2013).
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de Saúde da Criança: menina: passaporte da cidadania. 8. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013a. 96 p.
SILVA, L. M. F. Obesidade infantil: importância de ações na Atenção Básica. 2011. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais, Três Pontas, MG, 2011. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br. Acesso em: 6 out. 2014.