Conflito e negociação

O conflito, segundo Chiavenatto (1999 apud FERNANDES NETO 2005), “é a existência de sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos que se chocam e produzem resistências entre as partes”. Zajdsznajder (1999, apud AYLMER, 2010, p. 88) distingue o conflito em três categorias. Clique nos títulos abaixo e conheça-as:

Conflitos epistêmicos
Conflitos axiológicos
Conflitos estratégicos

Dizem respeito aos conflitos que emergem do conhecimento nas suas diversas formas (técnicas, judiciais e científicas).

Referentes às visões do mundo e às formas de se relacionar com as pessoas.

Quando emerge o poder e a luta pela disposição de recursos.

Leia mais sobre os conflitos nos locais de trabalho, clicando nos números:

  • As organizações são consideradas arenas de conflito pelas suas próprias características: ocupação de cargos, poder técnico, poder político, diferenças salariais, diferentes visões de mundo, diferentes valores pessoais, estrutura organizacional e a separação entre os que “fazem” e os que “mandam”.

  • São sintomas de presença de conflitos nos locais de trabalho: hostilidade, alienação, tensão, ansiedade, competição, desentendimento, entre outros. Há conflitos que, na sua resolução, permitem o crescimento da equipe. Há outros que evoluem para comportamentos nocivos que comprometem e prejudicam o trabalho da equipe.

  • Para Matus (1996), um dos mentores do planejamento estratégico, o conflito dentro das organizações precisa ser reconhecido e considerado em todas as fases do planejamento. Todo dirigente, para o autor, trabalha em situação de poder compartilhado e com diferentes interesses. Assim, no jogo de poder, é preciso pensar e agir estrategicamente trabalhando a construção de consensos.