Teste rápido de gravidez (TRG)
Existem dois tipos de testes de gravidez: o teste de urina ou teste imunológico de gravidez (TIG) e o teste sanguíneo ou Beta-HCG.
O teste rápido de gravidez é indicado para mulheres adultas, jovens e adolescentes que apresentem atraso menstrual igual ou superior a sete dias, e está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do país.
Ele pode ser realizado dentro ou fora da unidade de saúde e, caso a pessoa deseje, um profissional poderá ajudar. O objetivo é respeitar o direito de autonomia e sigilo da mulher, além de fornecer a ela todas as orientações e apoio necessários antes e depois do teste.
O teste rápido de gravidez implica em qualificação da equipe para abordagem pré-teste, ofertando, conforme desejo da mulher adulta, jovem e adolescente, orientação pós-teste em saúde sexual e reprodutiva, guiada pelos princípios de autonomia, diversidade, integridade e confidencialidade, visando à promoção da saúde e à prevenção de riscos e danos, entre elas orientação quanto ao vírus Zika (BRASIL, 2013).