Métodos hormonais
Anticoncepcional hormonal injetável
Os anticoncepcionais hormonais injetáveis podem ser subdivididos em: anticoncepcional hormonal injetável mensal e anticoncepcional hormonal injetável trimestral (BRASIL, 2013). Clique nas imagens para saber mais sobre cada um deles:
X
Anticoncepcional hormonal injetável mensal
São combinados e, em suas diferentes formulações, contêm um éster de um estrogênio natural, o estradiol e um progestogênio sintético, diferentemente dos anticoncepcionais orais combinados, nos quais ambos os hormônios são sintéticos.
Os anticoncepcionais hormonais injetáveis mensais diminuem a frequência e a intensidade das cólicas menstruais, e a fertilidade retorna em tempo mais curto do que com os injetáveis trimestrais.
Mensal
X
Anticoncepcional hormonal injetável trimestral
É um método anticoncepcional injetável apenas de progestogênio. É um progestogênio semelhante ao produzido pelo organismo feminino, que é liberado lentamente na circulação sanguínea. É também conhecido como acetato de medroxiprogesterona de depósito (AMP-D).
Os anticoncepcionais hormonais injetáveis trimestrais diminuem a incidência de gravidez ectópica, câncer de endométrio, doença inflamatória pélvica (DIP), mioma uterino, podem ajudar a prevenir câncer de ovário e cistos de ovário e a diminuir a frequência de crises de falcização em portadoras de doença falciforme, por promover estabilização da membrana das hemácias. Além disso, podem ajudar a diminuir a frequência de crises convulsivas, em portadoras de epilepsia.
Trimestral
Veja detalhadamente o fluxograma com informações sobre os anticoncepcionais hormonais injetáveis mensal e trimestral na página 159 do Protocolo Saúde das Mulheres.