Principais queixas associadas ao climatério
Muitas mulheres passam pelo climatério sem queixas, mas outras podem apresentar queixas diversificadas e com intensidades diferentes. A irregularidade menstrual é universal e os fogachos e suores noturnos também são bastante frequentes, típicos desse período. Clique nas imagens abaixo para ver as principais manifestações do climatério:
X
Menstruais: intervalo irregular entre as menstruações e/ou variação na intensidade do fluxo.
Neurogênicas: ondas de calor (fogachos), sudorese, calafrios, palpitações, cefaleia, tonturas, parestesias, insônia, perda da memória e fadiga.
Psicogênicas: diminuição da autoestima, irritabilidade, labilidade afetiva, sintomas depressivos, dificuldade de concentração e memória, dificuldades sexuais e insônia.
Manifestações transitórias
X
Urogenitais: mucosa mais delgada, propiciando prolapsos genitais, ressecamento e sangramento vaginal, dispareunia, disúria, aumento da frequência e urgência miccional.
Metabolismo lipídico: o hipoestrogenismo pode elevar as taxas de frações LDL e TG e redução da HDL.
Metabolismo ósseo: perda de massa óssea, mais evidentes nas regiões da coluna e do colo do fêmur.
Ganho de peso e modificação no padrão de distribuição de gordura corporal: tendência ao acúmulo de gordura na região abdominal.
Manifestações não transitórias
Para entender melhor as fases do climatério e as mudanças relacionadas, clique aqui e acesse o Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa (BRASIL, 2008)