Regulamentação da Assistência Farmacêutica

A doença renal e os protocolos clínicos e terapêuticos

A doença renal traz consigo muitas alterações bioquímicas, físicas, hematológicas, dentre outras. Clique nas abas abaixo e confira as portarias do Ministério da Saúde em relação aos medicamentos para o tratamento dessas alterações:

Portaria SAS/SMS nº 142, de 6 de outubro de 1993

Oficializou o primeiro elenco formal do Ceaf para tratamento da anemia na DRC, incluindo os medicamentos Alfaepoetina 2.000UI e 4.000UI.

Portaria nº 204, de 6 de novembro de 1996

Incluiu as apresentações de Alfaepoetina 3.000UI, 10.000UI e sacarato de hidróxido de ferro, completando o elenco de medicamentos necessários para o tratamento da anemia na doença renal crônica (BRASIL, 1998; BRASIL, 1996).

Portaria SAS/MS nº 845, de 31 de outubro de 2002

Oficializou o carbonato de cálcio, acetato de cálcio, hidróxido de alumínio e cloridrato de sevelamer para o tratamento de hiperfosfatemia na DRC. Para compor a farmacoterapêutica no tratamento da DRC na modalidade de transplante renal, incluem-se ciclosporina, azatioprina, tacrolimus, micofenolato de mofetil, sirolimus, prednisolona, metilprednisolona e prednisona (BRASIL, 2002).

De forma resumida, mostram-se os medicamentos mais utilizados na modalidade de hemodiálise e diálise peritoneal da DRC. Clique aqui e veja quadro resumo.