O IMC é obtido por meio da razão entre o peso e o quadrado da altura. De forma prática, utilizando-se uma calculadora, podemos obter o IMC dividindo o peso pela altura e de novo pela altura, conforme fórmula a seguir:
IMC = Peso (kg)/Altura (m)².
Índice de massa corporal (IMC)
Entre os indicadores antropométricos, o IMC é o mais comumente utilizado para avaliação do estado nutricional de indivíduos e populações, sendo considerado de uso universal. Clique nos botões abaixo para conhecer mais sobre o IMC.
Fórmula
Exemplo
IMC normal
IMC Hemodiálise
Observe nas tabelas abaixo a classificação do estado nutricional de adultos e idosos, segundo o IMC. Clique nas numerações.
Quadro - Classificação do estado nutricional de adultos, segundo o IMC.
Quadro - Classificação do estado nutricional de idosos, segundo o IMC.
Fórmula
O IMC é obtido por meio da razão entre o peso e o quadrado da altura. De forma prática, utilizando-se uma calculadora, podemos obter o IMC dividindo o peso pela altura e de novo pela altura, conforme fórmula a seguir:
IMC = Peso (kg)/Altura (m)².
Exemplo
Vejamos o exemplo:
Um indivíduo com peso de 60 kg e altura de 1,57m. Dessa forma, calculando o IMC, seria: 60 /1,57 = 38,216 e dividindo-se novamente pela altura: 38,216 /1,57, que é igual a 24,3 kg/m², que é o IMC.
IMC normal segundo OMS
Para a população geral, a Organização Mundial de Saúde preconiza que a faixa de normalidade do IMC seja entre 18,5 e 24,9 kg/m². Logo, indivíduos com IMC abaixo e acima do recomendado estariam com desnutrição ou magreza e excesso de peso, respectivamente (WHO, 1997).
IMC em hemodiálise
Vale salientar que para indivíduos em hemodiálise o Guia Europeu de Nutrição em DRC recomenda que tais indivíduos devem possuir um IMC > 23,0 kg/m², haja vista que diversos estudos demonstraram que tais valores se associam à redução nas taxas de mortalidade nessa população. Recomenda ainda que indivíduos em tratamento dialítico que apresentem um IMC < 20,0 kg/m² devem ser monitorados, pois estes valores estão associados ao maior risco de mortalidade (FOUQUE et al., 2007).
Observação
A classificação do IMC para indivíduos com mais de 60 anos deve seguir a recomendação de Lipschitz (1994), em que a faixa de normalidade é de 22 a 27 kg/m². Os pontos de corte do IMC para este grupo populacional são superiores aos do adulto, e isto se deve à maior suscetibilidade a doenças que este grupo apresenta, protegendo-os da desnutrição.
Referências
FOUQUE, D. et al. EBPG Guideline on nutrition. Nephrol Dial Transplant, v. 22, p. ii45-ii87, 2007.
LIPSCHITZ, D.A. Screening for nutritional status in the elderly. Primary care, v. 21, n.1, p. 55-67, 1994.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Geneva: WHO, 1997.