Rotina complementar de exames mínima para pessoa com DM
O elenco de exames a seguir é necessário para o atendimento inicial e acompanhamento da pessoa com DM. A periodicidade destes exames dependerá do acompanhamento individual de cada paciente, considerando o alto risco cardiovascular para a pessoa com DM, o controle metabólico, as metas de cuidado e as complicações existentes.
Glicemia de jejum e HbA1C;
Colesterol total (CT), HDL e triglicerídeos (TG);
A fração LDL pode ser calculada utilizando-se a fórmula de Friedewald: LDL = CT- HDL – TG/5 (para triglicerídeos abaixo de 400mg/dl);
Creatinina sérica;
Exame de urina tipo 1 e, se necessário, microalbuminúria ou relação albumina/creatina;
Fundoscopia.
A estimativa da taxa de filtração glomerular (TFG), a partir da dosagem de creatinina, deve ser realizada de rotina. Existem várias formas indiretas de calcular a TFG, a mais praticada é a Equação de Cockroft-Gault. Clique aqui para acessar a fórmula.
Equação de Cockroft-Gault
Exame Físico
Fonte: Adaptado de: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013d. 160 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36). Disponível em: < http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_36.pdf>.
Saiba mais
O acompanhamento da pessoa com DM é fundamental na avaliação rotineira da Estratégia de Saúde da Família, devendo sempre que possível realizar: história clínica, exame físico e solicitação de exames complementares.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013. 160 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36). Disponível em: http://189.28.128.100/../caderno_36.pdf.