Insuficiência cerebral

A manifestação de incapacidade cognitiva no idoso pode se dar de três formas diferentes: delirium, depressão e demência. Clique nas caixas de texto abaixo para conhecer as características de cada umas dessas alterações (SOUSA, 2011).

Insuficiência cerebral

É uma alteração que pode ser desencadeada por infecções, distúrbios metabólicos ou lesões estruturais do SNC, o indivíduo apresenta distúrbios da cognição, humor, consciência, atenção, memória (imediata, registro e retenção), de início agudo ou em sobreposição a distúrbios crônicos da cognição.

No geral, a depressão caracteriza-se por humor rebaixado, perda de interesse ou prazer em realizar atividades do cotidiano, isso provoca não só alterações do funcionamento biológico, mas repercute diretamente na qualidade de vida do indivíduo. No idoso, a depressão pode se manifestar também por déficits de memória de variados graus, somatizações, ansiedade, alcoolismo ou síndromes álgicas.

O estágio de demência é caracterizado pela deterioração das funções mentais sem perda da consciência, desse modo as funções encefálicas, particularmente o desempenho intelectual, tornam-se comprometidas a ponto de prejudicar a autonomia e a independência funcional. Tem caráter progressivo e interfere no desempenho das atividades de vida diária.