Hepatite B

A hepatite B é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada por um vírus DNA da família Hepadnaviridae, cujo período de incubação é de 30 a 180 dias; em geral, 60 a 90 dias. Saiba mais sobre a hepatite B, clicando nas setas:

  • Depois deste período, 80% dos casos evoluem sem icterícia, entretanto os pacientes que apresentam sintomatologia desenvolvem mal-estar geral, intolerância a alguns alimentos, náuseas, vômitos, dor abdominal, astenia, artralgias e exantema.

  • Após seis meses, a cronificação da doença ocorre aproximadamente entre 5 a 10% dos indivíduos adultos infectados. Caso a infecção ocorra por transmissão vertical o risco de cronificação dos recém-nascidos de gestantes com replicação viral é de cerca de 70% a 90%.

  • Cerca de 70 a 90% das infecções ocorridas em crianças menores de 5 anos cronificam, e 20 a 50% desses casos evoluem para cirrose ou hepatocarcinoma (BRASIL, 2015).

Formas de transmissão

A transmissão parenteral/horizontal decorre do contato com fluidos orgânicos contendo o VHB, de modo especial o sangue (maior potencial de transmissibilidade), sêmen, secreções vaginais, leite materno ou saliva (menor potencial de transmissibilidade).

A transmissão por compartilhamento de material contaminado pode ser por meio de diversos instrumentos ou procedimentos, clique aqui para conhecê-los.