
A gonorreia é uma infecção bacteriana que compromete o trato genital. Produz secreção branco-amarelada que sai pela uretra juntamente com ardor ao urinar, conforme se pode observar na imagem abaixo:
Clique nas abas a seguir para conhecer aspectos importantes sobre a gonorreia:
É transmitida pela bactéria Neisseria gonorrheae, provoca a inflamação da uretra (canal urinário), pode contaminar outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos. Seus sinônimos são uretrite gonocócica, blenorragia, fogagem.
É uma causa de infertilidade masculina. Em mulheres, a infecção pode não ser aparente. Se passar despercebida, pode se tornar crônica e ascender, atingindo os anexos uterinos (trompas, útero, ovários), além de causar doença inflamatória pélvica (DIP) e até mesmo infertilidade feminina (ABC, 2011).
O tratamento precoce da gonorreia com nitrato de prata a 1% é importante também em gestantes, evitando assim, a Oftalmia Neonatal, que é uma conjuntivite do recém-nascido após contaminação durante o nascimento, com secreções genitais da mãe, que não foram tratadas. Surge no primeiro mês de vida e pode levar à cegueira, se não prevenida ou tratada adequadamente (SÃO PAULO, 2011).
Observação
Referências
ABC. MED. BR. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs): o que são? 2011. Disponível em: http://www.abc.med.br.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Saúde. Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS. Manual para o manejo das doenças sexualmente transmissíveis em pessoas vivendo com HIV. São Paulo, 2011. 152 p. Disponível em: http://www3.crt.saude.sp.gov.br/.... Acesso em: 20 dez. 2016.