• Introdução

    Iniciação à metodologia: textos científicos

    A elaboração de textos científicos é abordada nesse módulo considerando os produtos que você deve elaborar no Curso de Especialização em Saúde da Família: textos curtos, correspondentes a respostas às atividades propostas, os comentários e opiniões a serem registrados nos fóruns online, o trabalho de conclusão de curso e a elaboração e apresentação de pôster.

    A expressão metodologia científica é o nome dado ao conjunto de regras básicas que a Ciência (em todas as suas formas) busca desenvolver a fim de coletar evidências observáveis e empíricas de forma lógica e racional, de modo a obter, organizar, sistematizar, corrigir e produzir conhecimento. 

    Método, [do grego metá (através) e hodós (caminho), "é o caminho para chegar a um fim"], de acordo com o Novo Dicionário da Língua Portuguesa (FERREIRA, 2004, P.919).


    Você verá, na Seção 1, as normas técnicas para a elaboração de texto científico com que leitores e autores devem se familiarizar: normas de citações e de referências. Consideramos que essas normas são importantes para melhor compreensão e utilização em qualquer o texto, ajudará você na elaboração de seus trabalhos escritos e divulgação junto a seus pares e à comunidade em geral.

    Na Seção 2 desse módulo são apresentados os conceitos, as estratégias e um passo-a-passo para fazer uma revisão bibliográfica, ou seja, encontrar publicações que divulguem evidências científicas, selecioná-las, analisá-las e utilizá-las na composição de um texto.

    Para o processo de elaboração de trabalho escrito (Seção 3) são apresentados os aspectos gerais de organização e redação de texto, considerando um texto curto, exemplificado na "resposta a atividades".

    Na seção seguinte, Seção 4, é abordada a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos aspectos de organização geral e estrutura.

    Considerando que o TCC deve ter uma apresentação pública, a elaboração de pôster e uma orientação para sua apresentação constituem o conteúdo da Seção 5.

    O módulo é concluído com as orientações para elaboração de material de informação e orientação: mosquitinho, folheto, cartaz e cartilha e, em dois apêndices, discussão sobre participação em eventos e elaboração de artigo científico.

    Além de Glossário sobre termos usados em normalização científica, como Apêndice, consta o texto sobre participação em eventos.

    Esse módulo é, apenas, uma introdução à metodologia que deve ser complementado com outras referências sobre normalização de publicações técnico-cientificas, orientações para apresentação e redação de projetos de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, como monografias e dissertações, apontadas como leituras recomendadas (FRANÇA et al., 2007; SOUZA, 2012).

    Esperamos que ao final desse módulo você possa atingir os seguintes objetivos:

    • Aplicar as normas técnicas mais habitualmente utilizadas em textos científicos, formato ABNT e estilo Vancouver.
    • Registrar corretamente citações e referências.
    • Produzir corretamente um Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.
    • Elaborar corretamente um pôster.
    • Conhecer as recomendações para uma participação adequada em eventos, como assistente, apresentador ou organizador.
    • Conhecer as normas para produção de um artigo para publicação em periódico.