Apêndice
Participação em congressos e eventos
São inúmeras as oportunidades que você terá, durante sua vida profissional, de participar de congressos e eventos, nas mais variadas áreas. Muitas serão também as motivações: atualização de conhecimentos; validação do seu conhecimento de leitura e informações pelo contato com especialistas renomados; encontro com profissionais de sua área; troca informal ou formal de experiências; participação na discussão e formulação de políticas profissionais e setoriais e no planejamento local etc.
Inicialmente, veja os conceitos sobre evento científico, distinguindo os eventos presenciais e os eventos a distância, com seus vários tipos. A seguir, os aspectos ligados à participação como assistente, que é uma situação muito comum aos profissionais de saúde, situação em que você pode interagir com professores e profissionais de referência.
Algumas, ou muitas vezes, você será apresentador de trabalho científico. Essa é uma situação que vai se tornando frequente, à medida que os profissionais relatam suas experiências ou expõem o resultado de seus estudos, com ou sem coautoria. No caso de um curso de especialização, um formato é a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso, graficamente sintetizado em um pôster.
A organização de um evento, seja local, em sua comunidade, seja em um espaço e tempo mais ampliado, pode ser muito interativo, estimulando a realização de eventos que, no nível local e regional, permitem uma grande oportunidade de participação de profissionais que têm maiores dificuldades de deslocamentos ou de arcar com custos.
Em todas essas situações, há possibilidades, limites e implicações éticas dessa participação. Veja, antes de iniciar o estudo sobre participação em eventos, alguns conceitos-chave sobre tipologia dos eventos científicos.
Evento científico: É um acontecimento que implica a apresentação e/ou exibição pública, para a população em geral ou para clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico produzido.
Eventos presenciais: São aqueles que exigem participação física, com inscrição prévia (gratuita ou paga), e que são realizados sob as mais diferenciadas denominações – Congresso, Encontro, Semana de..., Ciclo de Debates, Reunião, Fórum ou Conferência Municipal (ou Estadual, ou Nacional), Jornada, Seminário, Simpósio, Colóquio, nos quais você pode participar de várias atividades. Em um evento maior, há algumas limitações na participação em todos os temas, visto que o participante tem de escolher a atividade a que quer assistir. Os tipos de atividades oferecidas serão, principalmente, as apresentadas a seguir. É interessante você conhecê-las, para melhor aproveitar sua participação e para utilizá-las como instrumento educacional nas relações com sua equipe e com a comunidade.
- Conferência ou Palestra: Exposição de tema por um apresentador. A conferência não admite perguntas, ao final. A palestra, em geral, é apresentada em um contexto não formal.
- Mesa-redonda: Atividade coordenada por um mediador, com três a seis especialistas que devem apresentar pontos de vista diferenciados sobre um mesmo tema. Essa diferenciação se fará pelo objeto de estudo ou pela origem de cada expositor. Por exemplo: Violência contra a Criança e o Adolescente: em que o profissional da saúde ou gestor da UBS aborda aspectos epidemiológicos, clínicos e como o serviço de saúde está preparado; o delegado ou juiz, os aspectos legais; o psicólogo enfoca as relações entre pessoas e grupos, os danos emocionais; o assistente social com a visão da atenção social, delegado ou juiz, representante da associação comunitária, pai ou mãe de um adolescente da comunidade. Uma mesa-redonda pode ser organizada com a apresentação de trabalhos diferentes, sobre um mesmo tópico (por exemplo, trabalhos selecionados sobre experiências em saúde da família, com mediador ou comentarista). As apresentações são seguidas de intervenções da plateia.
- Painel: Atividade de debate coordenado de um tema, em que o moderador apresenta uma questão estimuladora ou orienta a apresentação das opiniões de cada componente do painel, podendo ou não haver réplica e tréplica; não há apresentação de transparências. Ao final, perguntas do auditório, apresentadas verbalmente ou por escrito, são respondidas pelos painelistas.
- Seminário: É a apresentação, por uma ou mais pessoas, de tema ou assunto para o qual foram previamente convidados a estudar. Pode-se utilizar exposição oral, quadro, slides, cartazes, filmes etc. Deve-se apresentar uma visão global do assunto e, ao mesmo tempo, contextualizar o tema ou unidade, fornecendo autores e trabalhos consultados – se possível comentá-los –, os principais conceitos, ideias e doutrinas, os problemas sugeridos pelo texto e apresentar sugestões para uma discussão.
- Simpósio: Em geral é uma reunião destinada a especialistas, versando sobre um único tema que vem sendo pesquisado por estudiosos em diferentes instituições. O debate sempre é presidido por um coordenador.
- Curso ou Minicurso: Aulas, por um ou mais expositores, com possibilidade de que perguntas e dúvidas sejam expostas e respondidas. Um curso tem, pelo menos, oito horas de duração, com avaliação (a maioria das vezes somente por frequência mínima) e certificação. Muitas vezes, os cursos são oferecidos como atividades pré-congresso. Para minicursos – duração inferior a oito horas – não se emite certificado, somente declaração de participação.
- Colóquio: Atividade com participação de especialistas ou pessoas com visões diferenciadas, seja pela área de estudo, seja pela atuação profissional ou social. Não há exposição preliminar dos debatedores, mas respostas às questões colocadas pelo público participante, com a intervenção de um coordenador.
- Oficina: Desenvolvimento de um tema, geralmente por até 20 pessoas, que se dispõem preferencialmente em círculo, com a participação de um coordenador e um relator. Os participantes têm acesso, preliminarmente, a um documento de referência – pequeno texto que informa a contribuição de um especialista – ou a um texto motivador, com as informações mais relevantes sobre o assunto. Esse texto deve ser disponibilizado com antecedência aos participantes, ou distribuído e lido no início da oficina. A oficina deve gerar um produto: um documento escrito, consensual ou não, preparado pelo relator e aprovado pelo grupo, sob a forma de relatório, norma, recomendação, avaliação, proposta de projeto etc.
- Sessão de Apresentação Oral de Tema Livre ou de Apresentação de Comunicação: Sessão em que trabalhos curtos, previamente submetidos como resumos à organização do evento e aprovados, são apresentados sucessivamente. A apresentação se faz pela projeção de slides e exposição oral, em tempo geralmente não superior a 10 minutos. Esses trabalhos são, geralmente, publicados nos Anais do evento.
- Sessão de Apresentação Oral de Trabalho Selecionado: Sessões em que são apresentados, sucessivamente, trabalhos completos, de maior tamanho e relevância, preliminarmente submetidos e aprovados. A apresentação se faz pela projeção de slides e exposição oral, em tempo geralmente não superior a 15 a 20 minutos. Muitos congressos permitem a utilização de todo ou parte do tempo para apresentação de vídeo. Esses trabalhos são, geralmente, publicados nos Anais do evento. Algumas vezes, essas sessões são denominadas Sessão de Comunicações Coordenadas.
- Sessões de Apresentação de Pôster: Sessões de apresentação oral, sequenciais, de trabalho sumarizado em um pôster, para a plateia. Geralmente o trabalho que originou o pôster é um trabalho completo, um trabalho de conclusão de curso, já submetido à avaliação e aprovado. Tem a finalidade de difusão do conhecimento e/ou publicização de resultados. Em eventos com grande número de trabalhos submetidos, os pôsteres são apenas afixados em espaços e horários definidos (Exposição de Pôster). A exposição pode ser complementada com um horário designado para que o autor esteja presente, para se fazer conhecer pelos interessados ou dialogar com eles.(Pôster Comentado).
- Outras atividades em eventos: Outras variantes de atividades livres têm normas definidas pela organização do evento, como Encontro Temático (minicurso de duas a três horas, de atualização técnica), Roda de Discussão, Mostras, Atividades Culturais, entre outras, que não exigem inscrição e não certificam a participação.
Eventos a Distância: São eventos realizados com interação pela Internet ou outra forma de mídia on-line. Buscam superar as limitações de tempo e espaços geográficos, existentes em congressos presenciais, pela liberdade, inerente à Internet, de hora e local para o acesso e a participação. A interação pode ser “direta”: o assistente interage por telefone, webcâmara, e-mail etc. Até as datas de início e fim dos eventos podem ser abolidas, de forma a que os congressistas podem participar a qualquer tempo, embora com limitação da interação on-line. Os textos dos trabalhos selecionados ou os cursos e palestras (textos, imagem/áudio) poderão estar disponíveis desde a data do evento, ou posteriormente, dependendo do nível de organização – via Internet, CD-ROM.
- Webconferência, Web-aula, Videoconferência: são eventos a distância que permitem o contato visual e sonoro, em tempo real, entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicaçãopessoa a pessoa.
De qualquer forma, a ideia é que você seja sempre protagonista nessas ações e tenha uma visão crítica sobre os benefícios e limites que eventos representam. Está organizada em três partes, com os seguintes objetivos:
- Registrar os aspectos envolvidos em participação em eventos como assistente – aquele que participa como ouvinte.
- Recapitular a atuação do autor como apresentador – aquele que expõe ao público um trabalho completo e ou um resumo.
- Assinalar os aspectos que devem caracterizar a atuação do organizador de um evento, tanto de eventos científicos, mas também os relativos à realização de eventos na comunidade.
Participando de eventos como assistente
Eventos propiciam momentos de atualização e, melhor, momentos de educação permanente em saúde, em que o novo conhecimento contribui para o enriquecimento do seu processo de trabalho e, direta ou indiretamente, dos membros da sua equipe de Saúde da Família. Sua participação em eventos deverá ser registrada em seu currículo profissional. Uma forma avançada de registro é a utilização da plataforma Lattes, na qual você registrará toda sua vivência profissional, tecnológica e científica: <http://lattes.cnpq.br/conteudo/aplataforma.htm>.
Eventos são, também, momentos de enriquecimento cultural e social, de conhecimento de novos lugares, no país e no exterior.
Ao lado desses aspectos positivos, eventos científicos apresentam limites e riscos sobre os quais você deve pensar, para uma participação crítica. Relação custo-benefício (vale a pena o investimento?); risco da utilização do espaço por patrocinadores e apoiadores para divulgação de produtos e informações (nem sempre cientificamente recomendados); apresentações de conferencistas e palestrantes que limitam ou sonegam informação, valorizando o papel do especialista e, algumas vezes, não deixando clara, ou mesmo negando a possibilidade do generalista aprender e aplicar as condutas de benefício dos pacientes. Distribuição ou sorteio de brindes com preenchimento de fichas de informação que constituirão banco de dados para acesso publicitário torna um evento um espaço de marketing.
Eventos e ciência
Congressos e eventos são espaços e acontecimentos identificados como científicos. Distribuição de um trabalho de autor famoso sobre um tratamento, um medicamento ou um produto alimentício valida esse trabalho como científico. Embora o artigo possa, em seu conteúdo, até trazer questões e indagações importantes, o que, às vezes, influencia o assistente é o nome do pesquisador e sobre o que ele fala: nem sempre o texto completo será lido ou analisado e as limitações ou vieses conhecidos. Artigos são também distribuídos de forma resumida, às vezes com corte, frequentemente em impressos caros e estéticos. Lembre-se: passaram por um filtro – de quem e com que critérios? –, para chegar às mãos do profissional. O artigo, pelo nome do pesquisador ou da publicação, valida não só a informação, mas também o ambiente do congresso, o produto (medicamentos, cosméticos, bicos e mamadeiras, alimentos modificados etc.) e a própria indústria, como “científicos”. Afinal, quem patrocina passagens de conferencistas, despesas operacionais dos congressos?
Principalmente em eventos grandes ocorrem simultaneidade e diversidade de atividades que podem dificultar a escolha ou a participação nos melhores temas, que ajudariam o profissional no seu retorno ao espaço de trabalho e a sua comunidade.
Participando de evento como apresentador de trabalho
Visa, essencialmente, à divulgação para seus pares de sua experiência individual ou grupal, por meio de elaboração e apresentação de comunicação, tema livre, trabalho completo, pôster, entre outros. É a oportunidade de tornar sua vivência e sua pessoa conhecidas. Para detalhamento, veja a Parte 2 da Seção 5.
Organizando um evento
Muitos eventos poderão ser organizados por você, ou com sua colaboração direta, especialmente eventos locais. Um evento de menor porte poderá ter apenas uma Comissão Organizadora. Se necessário, ela será desdobrada em Comissão Científica, Comissão Social, Comissão Cultural. É importante que um evento, por menor que seja, passe por uma etapa de discussão e tomada de decisões coletiva. Um dos exemplos mais significativos de eventos locais é a Conferência Municipal de Saúde.
Você deve buscar que seu evento abra espaço para várias representações, visando a debates e momentos preparatórios, que são, às vezes, as oportunidades mais ricas de crescimento pessoal e coletivo. Ressalte-se que os profissionais de saúde são potencialmente participantes e colaboradores de eventos setoriais, como da Educação, Cultura, Assistência Social.