• Introdução

     

    A produção deste módulo foi realizada de forma compartilhada entre quatro instituições − a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Fundação Osvaldo Cruz − FIOCRUZ Pantanal. Os autores, ligados diretamente às instituições de educação superior ou ao serviço de saúde, trazem suas experiências profissionais e docentes de modo a fazer desse caderno de estudo uma segura orientação para a prática das equipes de Saúde da Família.

    Abordar a questão família como centro da Atenção Básica à Saúde é uma situação prioritária, especialmente se a colocamos na estratégia de reorganização do sistema de saúde. É necessário, também, conhecer as configurações dessa família, seus arranjos, seus contextos, seu processo social de trabalho e vivência, sua cultura de características bem peculiares, nesse nosso tempo de diversidade e de transição demográfica e epidemiológica. Enfim, compreender a família como unidade de produção social.

    Este módulo inicia com a abordagem das políticas públicas na área, seguindo-se a história, configurações, conceito, funções e os estágios no ciclo de vida da família. Atendendo à expectativa mais direta dos leitores − profissionais de saúde ligados às equipes de Saúde da Família − são apresentadas as ferramentas de abordagem familiar − genograma, ecomapa, F.I.R.O., P.R.A.C.T.I.C.E. e A.P.G.A.R. familiar.

    Este módulo aborda, ainda, três aspectos ligados à atuação com as famílias: as etapas de intervenção no trabalho com famílias, a família e seus contextos de vulnerabilidade e a doença crônica e a família.

    Para tanto, pretende-se que ao final deste módulo você seja capaz de:

    • Compreender a família como um grupo social e as políticas públicas a ela dirigidas.

    • Compreender os diferentes padrões e dinâmicas familiares na sociedade.

    • Utilizar as principais ferramentas de abordagem familiar.

    • Realizar intervenções com as famílias, no seu trabalho em equipe.

    Logo abaixo você encontra o CRONOGRAMA da disciplina com as datas em que você deve postar as atividades solicitadas e participar de fóruns de discussão. No Cronograma você encontra, também, informações sobre o processo de avaliação.

    Você encontra, ainda, um arquivo com ORIENTAÇÕES sobre a forma de estruturar os textos que você deverá postar como resposta às atividades e sobre a participação em fóruns.

    Para iniciar você deve clicar no link  INTRODUÇÃO disponível abaixo e explorar as edificações e espaços,  cores, com a ajuda do mouse, e ler o texto disponibilizado.

     

    Autores:

    Cibele Alves Chapadeiro

    Helga Yuri Silva Okano Andrade

    Maria Rizoneide Negreiros de Araújo