Introdução
A produção deste módulo foi realizada de forma compartilhada entre quatro instituições − a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Fundação Osvaldo Cruz − FIOCRUZ Pantanal. Os autores, ligados diretamente às instituições de educação superior ou ao serviço de saúde, trazem suas experiências profissionais e docentes de modo a fazer desse caderno de estudo uma segura orientação para a prática das equipes de Saúde da Família.
Abordar a questão família como centro da Atenção Básica à Saúde é uma situação prioritária, especialmente se a colocamos na estratégia de reorganização do sistema de saúde. É necessário, também, conhecer as configurações dessa família, seus arranjos, seus contextos, seu processo social de trabalho e vivência, sua cultura de características bem peculiares, nesse nosso tempo de diversidade e de transição demográfica e epidemiológica. Enfim, compreender a família como unidade de produção social.
Este módulo inicia com a abordagem das políticas públicas na área, seguindo-se a história, configurações, conceito, funções e os estágios no ciclo de vida da família. Atendendo à expectativa mais direta dos leitores − profissionais de saúde ligados às equipes de Saúde da Família − são apresentadas as ferramentas de abordagem familiar − genograma, ecomapa, F.I.R.O., P.R.A.C.T.I.C.E. e A.P.G.A.R. familiar.
Este módulo aborda, ainda, três aspectos ligados à atuação com as famílias: as etapas de intervenção no trabalho com famílias, a família e seus contextos de vulnerabilidade e a doença crônica e a família.
Para tanto, pretende-se que ao final deste módulo você seja capaz de:
• Compreender a família como um grupo social e as políticas públicas a ela dirigidas.
• Compreender os diferentes padrões e dinâmicas familiares na sociedade.
• Utilizar as principais ferramentas de abordagem familiar.
• Realizar intervenções com as famílias, no seu trabalho em equipe.
Logo abaixo você encontra o CRONOGRAMA da disciplina com as datas em que você deve postar as atividades solicitadas e participar de fóruns de discussão. No Cronograma você encontra, também, informações sobre o processo de avaliação.
Você encontra, ainda, um arquivo com ORIENTAÇÕES sobre a forma de estruturar os textos que você deverá postar como resposta às atividades e sobre a participação em fóruns.
Para iniciar você deve clicar no link INTRODUÇÃO disponível abaixo e explorar as edificações e espaços, cores, com a ajuda do mouse, e ler o texto disponibilizado.
Autores:
Helga Yuri Silva Okano Andrade
Maria Rizoneide Negreiros de Araújo
REGRAS:
- Apenas 1 tentativa permitida.
- Esta prova é composta de 20 questões, divididas em 4 páginas.
- O limite de tempo é de 90 minutos.
REGRAS:
- Apenas 1 tentativa permitida.
- Esta prova é composta de 20 questões, divididas em 4 páginas.
- O limite de tempo é de 90 minutos.
- O valor do exame é de 100 pontos