Apresentação
Sejam todo(a)s bem-vindo(a)s!
Bem-vindos à disciplina de Atenção e Gestão do Cuidado. Nesta disciplina propomos uma reflexão crítica dos saberes e práticas que envolvem o ensino, a pesquisa e a atenção na clínica da Atenção Primária.
Junto com seus professores, você poderá reconhecer os aspectos conceituais e operacionais envolvidos no cuidado individual e familiar. Porém, além do reconhecimento, buscaremos contextualizar e problematizar a construção, aplicação e avaliação destas ferramentas, organizadas com o objetivo de qualificar e ampliar a clínica.
Esta disciplina integra-se conceitualmente, e em aspectos metodológicos, com o aprendizado das disciplinas do primeiro semestre de Atenção Integral na Saúde da Família e de Educação na Saúde e dialoga, direta e concomitantemente, com as disciplinas de Promoção à Saúde e Sistemas de Informação. Portanto, busque correlacionar e integrar estes diferentes aspectos na construção de suas competências como profissional, pesquisador e professor na Atenção Primária.
A carga horária da disciplina é de 60 horas, distribuídas em 14 horas presenciais e o restante em atividades à distância. A aprendizagem será desenvolvida através da problematização das experiências trazidas pelos alunos e de casos complexos reais apresentados em vídeos. Observe os objetivos de aprendizagem de cada semana e busque um aprendizado colaborativo compartilhando suas dúvidas, experiências e reflexões nos fóruns e nos encontros presenciais
Bom aprendizado!!!
Caro(a) aluno(a)!
A disciplina de Promoção de Saúde inicia nesse segundo semestre da nossa trajetória do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE. Nossa disciplina tem 45 horas de atividades sendo que destas 12 ocorrerão em encontros presenciais e 33 horas serão desenvolvidas por meio de tarefas utilizando metodologias de educação a distância que vocês já vêm trabalhando desde o início.
Nós, José Ivo Pedrosa e Antonio Cyrino somos os professores responsáveis pelo desenvolvimento da disciplina junto com os regentes locais e vocês, que são os principais protagonistas. Apesar de estarmos colocando a promoção da saúde individual como disciplina da matriz curricular deste curso, estamos ao mesmo tempo ultrapassando estes limites e ampliando a compreensão da promoção da saúde como um agir em saúde que perpassa nosso cotidiano, individual, familiar, grupal e tem interface com o que acontece nas organizações e instituições no processo de produção da saúde que envolve ações intersetoriais e interdisciplinares.
Dessa forma, teremos em alguns momentos atividades comuns e articuladas com as disciplinas de gestão do Cuidado e Sistema de Informação no Cuidado na Gestão, por meio de fóruns integrados, leituras e ações de intervenção. Pois, temos como ponto aglutinador o território em que cada um de vocês atuam com suas equipes cuidando de pessoas e exercendo o papel de preceptor para junto aos aprendizes e de educador permanente junto à equipe de saúde.
A competência desejada é a capacidade para desenvolver atividades de promoção da saúde, reconhecendo saberes e práticas existentes no território, nas famílias e indivíduos e a capacidade para desenvolver atividades de educação em saúde, reconhecendo, valorizando e dando visibilidade no trabalho de atenção aos obstáculos e aos saberes desenvolvidos nas práticas de cuidado de si e de seus usuários.
Nesse sentido discutiremos conceitos e políticas tendo sempre como referência o nosso território e nossas próprias ações articuladas com as ações que acontecem no planejamento, na gestão e na avaliação dessas ações nos contextos municipais e nacional.
Identificaremos outros agentes cuidadores e trabalharemos nossos olhares para evidenciar possibilidades e formas de cuidar, oriundas e com base em outros saberes, que podem contribuir para a integralidade do cuidar. Principalmente, diante das doenças crônicas e degenerativas, emblemáticas na discussão sobre o desconhecimento e as formas de viver construídas pela população, e os modos prescritivos e punitivos de promover a saúde.
Neste período teremos 2 momentos presencias, além de vários fóruns de discussão, produção de vídeos e construção de banners eletrônicos. Enfim, esperamos que sejam momentos de contínua interação, movidos pela vontade de pensar e fazer saúde de forma integralizada e compartilhada.
Desejamos que todos vocês possam se dedicar ao curso, a fim de obter um ótimo aproveitamento e permitir sempre o diálogo e a integração com outros saberes e disciplinas. Aqui, consideramos fundamental a experiência vivenciada por cada um de vocês e juntos vamos desenvolver um processo de reflexão sobre nossas práticas na perspectiva de sua contínua reatualização.
Bons estudos para todos nós!!!
A equipe responsável pela Disciplina de Sistema de Informação no Cuidado e na Gestão do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAUDE - tem a maior satisfação em lhe dar as BOAS VINDAS neste início de atividades do segundo semestre.
De acordo com Projeto Pedagógico do curso, lembramos que esta disciplina tem um total de 45 horas, 32 horas à distância e 13 horas presenciais.
Em nossos encontros, o tema central será a produção e a utilização de informações de saúde no âmbito da Unidade de Saúde, suas potencialidades e fragilidades. A partir da sua realidade e de suas experiências com o tema da informação, cabe a nós apoiar seus estudos e sua interação com materiais e ferramentas disponíveis para o alcance dos objetivos da disciplina.
Nos empenhamos para que nosso percurso neste semestre seja o mais eficiente possível em relação às tarefas, aos produtos esperados e ao cronograma. Agrupamos e dispomos os conteúdos ao longo das semanas, de forma que, em cada uma delas, você tenha uma demanda concreta de tarefas bem como acesso a materiais de apoio.
Nossa disciplina inicia com um Fórum de Discussões sobre informações produzidas e utilizadas na Unidade de Saúde.
Que tenhamos um semestre de bons estudos!!!
Prezados(as) mestrandos(as),
Sejam bem-vindos novamente à disciplina Seminários de Acompanhamento! Como dissemos anteriormente, permaneceremos com vocês durante três semestres, o que faz dessa disciplina um pouco diferenciada em relação às demais. Em cada semestre, essa disciplina tem 20 horas, perfazendo o total de 60 horas.
Nesse segundo semestre, continuaremos acompanhando o processo de elaboração da dissertação de vocês, com foco na construção do projeto de pesquisa/investigação e sua qualificação.
De maneira geral, a disciplina Seminários de acompanhamento possui os seguintes objetivos de aprendizagem:
- Conhecer o projeto pedagógico do curso e os temas de interesse dos alunos;
- Conhecer os princípios da Bioética e as normas brasileiras para ética em pesquisa;
- Conhecer e utilizar ferramentas de busca e sistematização de referências bibliográficas, incluindo apoio de softwares;
- Desenvolver habilidade para construção de mapa conceitual;
- Compreender as etapas de projetos de investigação e intervenção;
- Acompanhar criticamente as fases de desenvolvimento do projeto de pesquisa/intervenção.
Este último é um objetivo de aprendizagem transversal que acompanhará toda disciplina.
Bons estudos!
Abraços, Adelyne e Sharmênia