Atividade 01 parte 01 - Off line

Analise a reunião da Equipe Verde, descrita na parte 1 desta Unidade e reproduzida abaixo, e elabore um texto que expresse:

• sua opinião sobre o comentário que cada profissional fez em resposta à demanda dos agentes comunitários de saúde;

• qual seria sua sugestão para os ACSs, caso você estivesse participando da reunião e fosse estimulado a dar sua contribuição.

Guarde virtualmente este trabalho, pois ele será retomado na próxima atividade.

Reunião da Equipe

Cenário: equipe no quintal do centro de saúde à sombra do abacateiro, pessoas sentadas em bancos e cadeiras, uma pessoa sentada em frente a uma mesa com um caderno.

Marco Antônio: Pessoal, hoje temos que analisar o que fizemos neste mês e planejar o próximo. Pedro Henrique vai fazer a ata para nós. Quem fez a última ata foi a Sônia. Leia para nós, Sônia. (Após a leitura da ata da reunião anterior, aprovada por todos, inicia-se a avaliação das atividades do mês anterior).

Aline: Olha, tem uma coisa que está incomodando a gente; até já discutimos: eu, Sônia e José Antônio. A maioria dos usuários que a gente atende no domicílio não aprende o que a gente ensina. Eles não mudam o comportamento. A gente repete, repete até cansar e não adianta. A gente ensina o que é certo, sobre sal, gordura para o hipertenso, amamentação exclusiva para as mães, mas não adianta. O que mais temos que fazer?

Sônia: É isso mesmo!

Mariana: Também me preocupo com isso, mas tenho certeza que estou fazendo a minha parte, transmitindo o que sei que é certo.

Pedro Henrique: Acho que nós temos que mudar a forma de abordar cada usuário, procurando, primeiro, conhecer o que ele já sabe sobre o seu problema.

Cláudia: Eu também tenho dúvida de como fazer; é preciso saber muito sobre cada um e sobre a sua realidade, se não for assim, não adianta.

Joana: A repetição é importante, pois, como dizem: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

Marco Antônio: Sei não, Joana! Também pode acabar a água. Eu tenho um amigo que é professor e uma vez falou o seguinte: “Se um ou dois alunos de uma sala não aprendem uma matéria, o problema pode estar com esses alunos, mas quando a maioria dos alunos não aprende a matéria, o problema certamente está com o professor”.

Renata: Por que a gente não procura saber mais sobre como lidar com essa situação? O que você acha, José Ribeiro? 

José Ribeiro: Pois é, gente, eu fico satisfeito de ter surgido este assunto na reunião. Geralmente nós só discutimos as doenças e os cuidados com os doentes. Acho que precisamos discutir sobre a nossa prática pedagógica.

Mariana: Prática PE-DA-GÓ-GI-CA???!!!