Atividade 01 parte 02 - Envio de arquivo

Leia o texto que vem a seguir e faça outro texto expressando concordância ou discordância em relação a opinião das autoras. 

Não basta dizer que concorda ou que discorda; é preciso demonstrar que compreendeu (interpretar) os argumentos das autoras e argumentar a favor de sua posição. A abordagem sobre os aspectos que interferem nas práticas educativos, descrita no texto de apoio deve ser levada em consideração para a sua resposta.

Do ponto de vista das autoras, na reunião descrita, a opinião de uma das Agentes Comunitárias de Saúde (Mariana) não demonstra uma prática educativa que possibilite transformação da realidade pois ela considera que é suficiente transmitir o que o profissional sabe que é “certo”, sem considerar o resultado. Por outro lado, o enfermeiro (Pedro Henrique) ressaltou um aspecto importante em sua resposta aos ACSs, ao sugerir que eles “mudassem a forma de abordar cada usuário, procurando primeiro saber o que ele, usuário, já sabe sobre o seu problema”. A cirurgiã-dentista (Cláudia) reconheceu sua dificuldade, o que demonstra abertura para aprender, e comentou um aspecto importante quando disse que “é preciso saber muito sobre cada um e sobre a sua realidade”. Em relação ao comentário da auxiliar de enfermagem (Joana) sobre a importância da repetição, dizendo que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", consideramos que há situações em que a repetição é realmente importante, principalmente quando significa que o profissional é persistente na busca de soluções para uma necessidade do usuário. Contudo, pode também significar a ausência de reflexão sobre o processo de aprendizagem e postura autoritária sobre o certo e o errado. Na atitude da médica (Renata), aparece uma forma de pensar pedagogicamente, ou seja: aceitar os limites do nosso conhecimento e buscar formas de compreender e intervir para a solução de problemas. E, por fim, os próprios ACSs demonstraram, além do reconhecimento de seus limites, uma reflexão sobre o seu fazer cotidiano quando formulam o problema ("a maioria dos usuários que a gente atende não aprende o que a gente ensina. Eles não mudam o comportamento") e buscam uma solução junto com o grupo, buscam um conhecimento para lidar com o problema identificado. Podemos denominar esse processo de Educação Permanente.  



Envie o texto que você fez na Atividade 1 - offline como um anexo dessa atividade. Para postar, clique em "Enviar arquivos".