Atividade - OFFLINE

Unidade Didática II

Módulo: Saúde da Criança - Aspectos Básicos

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Vamos refletir sobre como os profissionais de saúde têm lidado com o acompanhamento do desenvolvimento infantil e que dificuldades são encontradas no dia a dia. Para isso, sugerimos a leitura na íntegra do artigo de Figueira et al.

(2003), cujo resumo é apresentado a seguir. Esse é um dos poucos artigos no Brasil que avaliam a atitude dos profissionais de saúde em relação ao acompanhamento do desenvolvimento infantil. Recomendamos sua leitura completa (FIGUEIRA et al., 2003). Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n6/a13v19n6.pdf>.

AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS E CONHECIMENTOS DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Amira Consuêlo de Melo Figueiras; Rosana Fiorini Puccini; Edina Mariko Koga da Silva; Márcia Regina Marcondes Pedromônico

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi avaliar os conhecimentos e práticas relacionados à vigilância do desenvolvimento da criança de 160 profissionais que atuam na atenção primária à saúde, no município de Belém, Pará. Foram selecionados 40 médicos e 40 enfermeiros de Unidades Municipais de Saúde (UMS) e 40 médicos e 40 enfermeiros do Programa da Família Saudável (PFS). Na avaliação dos conhecimentos por meio da aplicação de teste objetivo, o percentual de acerto foi de 63,7% para médicos das UMSs, 57,3% para médicos do PFS, 62,1% para os enfermeiros do PFS e 54,3% para enfermeiros das UMSs. Na avaliação das práticas, apenas 21,8% das mães informaram que foram indagadas sobre o desenvolvimento dos seus filhos, 27,6% que o profissional perguntou ou observou o desenvolvimento da sua criança e 14,4% que receberam orientação sobre como estimulá-las. Concluímos ue médicos e enfermeiros da atenção primária no município de Belém apresentam deficiências nos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e que a vigilância do desenvolvimento não é realizada de forma satisfatória, sendo necessárias sensibilização e capacitação dos profissionais para essa prática.

RESPONDA:

A que você atribui o baixo nível de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e o reduzido percentual de crianças cujo desenvolvimento foi avaliado pelos profissionais de saúde em Belém? Você se identifica com essa situação? De que maneira você e sua equipe têm acompanhado o desenvolvimento das crianças de sua área de abrangência? Que tipo de dificuldades você e sua equipe encontram em sua prática diária? O que você e sua equipe consideram necessário para superar essas dificuldades? E uma possível interação com a escola local? E os problemas na área psicológica? No fórum, você poderá discutir com seus colegas e tutores sobre o artigo de Belém do Pará, registrando seus comentários e suas conclusões. Sugira pelo menos três caminhos possíveis para superar as dificuldades para acompanhar o desenvolvimento infantil.