Atividade 02 - ENVIO DE ARQUIVO

Unidade Didática II

Módulo: Saúde da Mulher

Atividade 02 – Envio de arquivo

Leia a situação a seguir:

 

“MSPN, 32 anos, residente na periferia de uma cidade de médio porte, tem escolaridade primária, é casada há sete anos, profissão do lar, está na quinta

gestação; teve dois partos e dois abortos (G5P2A2). Os partos foram por cesariana, o último há dois anos, época de sua última consulta nas ações programáticas de saúde da mulher. Tem dois meninos, com seis e dois anos, respectivamente, e o segundo filho nasceu prematuro, com 34 semanas, pois MSPN teve aumento de pressão arterial. Responsável por todas as tarefas domésticas e pelos cuidados aos filhos, só comparecia à unidade básica de saúde para controle periódico de hipertensão arterial, estando bem controlada com o uso de hidroclorotiazida e propranolol. Em um desses atendimentos, referiu atraso menstrual de três meses; fez teste de gravidez e foi encaminhada para o pré-natal. Fez duas consultas de pré-natal, sendo a primeira com 24 semanas, quando apresentava pressão arterial de 130/80 mmHg. O médico suspendeu os anti-hipertensivos e solicitou os exames da rotina pré-natal. Retornou com 29 semanas com ganho de seis quilos, edema de +++/++++ e níveis pressóricos de 150/100 mmHg. O médico prescreveu metildopa, 250 mg duas vezes ao dia e agendou retorno após sete dias.

Foi orientada a procurar um serviço com pré-natal de alto risco, sendo indicado o hospital que oferecia esse tipo de assistência. Dez dias após esse atendimento, a gestante deu entrada na Maternidade, apresentando bradicardia, hemorragia genital e transtorno de consciência, evoluindo para parada cardiorrespiratória e óbito. Foi realizada cesariana de emergência, sendo encontrado hemoperitônio.

O recém-nascido viveu por mais seis horas. Foi constatado óbito e solicitado

necropsia. O laudo do Instituto Médico Legal atestou que a usuária completara 36 semanas de gravidez e atestou as hipóteses diagnósticas de eclâmpsia, com descolamento prematuro de placenta.”

Analise a situação apresentada tendo como referência, entre outros aspectos: ações de planejamento familiar, atenção pré-natal, integralidade da atenção, responsabilidade da equipe, uso de protocolo. Com base nesses dados e na observação do seu cotidiano, elabore uma análise reflexiva sobre  a assistência ao pré-natal e ao puerpério em seu território de atuação.