Texto de Apoio-SBV

1 SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV)

Adaptado das Diretrizes da American Heart Association 2010 para RCP e ACE


O suporte básico de vida, normalmente, é descrito como uma seqüência de ações válida para o socorrista que atua sozinho. A maioria dos profissionais de saúde, contudo, trabalha em equipe, cujos membros, geralmente, executam as ações de SBV simultaneamente. 

Se não estiver sozinho o socorrista deve iniciar imediatamente as compressões torácicas, enquanto outro socorrista busca um DEA (Desfibrilador Automático Externo) e chama o serviço de ambulância e um terceiro socorrista abre a via aérea e aplica ventilações.

Os profissionais de saúde devem procurar adequar as ações de resgate à causa mais provável da Parada Cardiorespiratória (PCR). Por exemplo, se testemunhar sozinho o colapso repentino de uma vítima, poderá presumir que a mesma sofreu uma PCR primária com um ritmo chocável/desfibrilável, devendo: acionar imediatamente o serviço de emergência/urgência, buscar um DEA, retornar à vítima para aplicar aRessucitação Cardiopulmunar (RCP) e, tão logo quanto possível, realizar a desfibrilação.

Outro exemplo é o de uma vítima de PCR por asfixia, como em casos de afogamento, onde a prioridade seria aplicar compressões torácicas com ventilação de resgate por cerca de 5 ciclos (aproximadamente 2 minutos) antes de acionar o serviço de emergência/urgência.

O ABC do Suporte Básico de Vida (SBV) compreende ações voltadas para:

A – vias aéreas (Airway)
B – respiração (Breathing)
C – Compressões Torácicas (Circulation) 

A Cadeia de Sobrevivência, em uma situação de Parada Cardiorespiratória, depende da capacidade de realizar as ações abaixo:

  1. Reconhecimento imediato da PCR e acionamento do serviço de emergência/urgência
  2. RCP precoce, com ênfase nas compressões torácicas
  3. Rápida desfibrilação
  4. Suporte avançado de vida eficaz
  5. Cuidados pós-PCR integrados

A atenção aos procedimentos recomendados pelo Algoritmo de Suporte Básico de Vida em Adulto simplificado aumenta a capacidade de resposta em uma situação de PCR. 

SBV