Texto de Apoio - Emergências, Acidentes e Primeiros Socorros

1 Emergências relacionadas ao Aparelho Respiratório

Quadro de insuficiência respiratória se caracteriza pela dispnéia que pode ter graus diferentes de intensidade. A intensidade da dispnéia pode ser avaliada clinicamente em um primeiro atendimento. em função das manifestações que ela produz em adultos e crianças.

O paciente, em geral, está agitado e angustiado devido à falta de ar e precisa ser acolhido rapidamente pela equipe. Esta deve demonstrar calma, colocar o paciente em local tranqüilo, mantê-lo em observação e avalia-lo periodicamente quanto a gravidade da dispnéia.

Sinais a serem observados na avaliação da dispnéia:

  • Quanto maior a intensidade menor é o esforço provocador da dispnéia, em casos mais graves a dispnéia ocorre em repouso.
  • Em quadros leves a pessoa consegue falar e não apresenta redução do nível de consciência. Quadros graves a dispnéia impede que o paciente fale, demonstra agitação e pode até ficar inconsciente devido à hipóxia e hipercarbia.
  • Freqüência respiratória aumentada em relação ao esperado para a idade.
  • Tiragens dos músculos intercostais e supraclaviculares. Em crianças a tiragem é um dado clínico importante na avaliação e há predomínio da tiragem intercostal. Em adultos e idosos pode ser difícil observar a tiragem que é mais visível nos músculos supraclaviculares.
  • Cianose em extremidades dos membros

As causas mais freqüentes de insuficiência respiratória são Crise Aguda de Asma Brônquica, Agudização de Insuficiência Respiratória Crônica, Pneumonia e Obstrução de Vias Aéreas Superiores.