Texto de Apoio - Emergências, Acidentes e Primeiros Socorros

3 Emergências decorrentes de Diabetes Mellitus

3.1 Riscos da realização de procedimentos odontológicos em pacientes diabéticos

 A realização de procedimentos odontológicos em pacientes diabéticos pode trazer insegurança para os profissionais e para os usuários. Abaixo há uma sistematização das orientações para os profissionais avaliarem e conduzirem a atenção aos portadores de Diabetes.

Pequeno Risco
Regime estável, bom controle metabólico, ausência de cetoacidose ou hipoglicemia, sem complicação provocada pela diabete, glicemia menor que 200 mg/dl e glicosúria mínima (de traços a 1+).

           Manejo: Pode ser realizado, tomadas as precauções devidas, os procedimentos clínicos não cirúrgicos. Os procedimentos cirúrgicos devem ser acrescidos de sedação auxiliar e adequação da dose de insulina pelo médico.

Médio Risco
Regime estável, razoável controle metabólico, sem história recente de hipoglicemia ou cetoacidose, poucas complicações, glicosúria média (0 a 3+) sem cetonas e glicemia menor que 250 mg/dl.

       Manejo: Procedimentos clínicos não cirúrgicos com possível uso de sedação auxiliar. Procedimentos cirúrgicos menores com ajuste da dose de insulina pelo médico. Cirurgias maiores além do ajuste da insulina há a possibilidade de internação.

Grande Risco
Controle metabólico deficiente, sintomas, hipoglicemia e cetoacidose freqüentes, várias complicações, glicemia maior que 250 mg/dl e glicosúria alta (4+) e ou cetonúria.

           Manejo: Adiar o tratamento até as condições metabólicas se equilibrarem, controle enérgico das infecções bucais.