Texto de Apoio - Emergências, Acidentes e Primeiros Socorros

4 Emergências Psiquiátricas

Os transtornos mentais representam parte importante da demanda na APS. A sua grande maioria são transtornos mentais leves e moderados em que a demanda que trazem para as equipes é de acolhimento e cuidado ambulatorial continuada pela equipe multidisciplinar e o NASF. Por vezes, este pacientes apresentam distúrbios somatoformes que os tornam hiperutilizadores dos serviços de uma unidade de saúde. 

Os transtornos mentais graves (psicoses, distúrbios bipolares ou depressão grave) são motivo de grande apreensão e temor por parte das equipes. Em geral, o temor em relação aos estados de agitação e confusão mental de pacientes com transtornos mentais maiores, é desproporcional á realidade. 

Muitas são as causas que podem levar a pessoa, ou ela ser conduzida, a uma unidade de saúde devido alterações cognitivas, sensoriais ou comportamentais. Entre as situações as mais comuns são: Abuso e abstinência de álcool e drogas; Doenças psiquiátricas como mania e esquizofrenia; Transtornos neurológicos como os quadros demências; Efeitos colaterais de alguma medicação; ou complicações de doenças orgânicas.