Texto de Apoio - Emergências, Acidentes e Primeiros Socorros

5 Emergências relacionadas ao uso de substâncias


Reações alérgicas são comuns, porém pequena proporção dos pacientes apresentam anafilaxia. Os sintomas de reações alérgicas comuns sãoedema angioneurótico, prurido, hipotensão, náusea, vômito. Nestes casos o tratamento antialérgico pode ser realizado com :

  • Prometazina 50 mg IM.
  • Hidrocortisona 2-4 mg/Kg EV.

É importante que os pacientes sejam mantidos em observação por 4 horas para acompanhar sua evolução e identificar precocemente a evolução da alergia para uma reação anafilática. 

Anafilaxia

Reação anafilática é uma progressiva série de sinais e sintomas caracterizados por edema angioneurótico, dificuldade respiratória e rash cutâneo com prurido e, eventualmente, choque (sudorese intensa, taquicardia e PA baixa). Este se não tratado pode levar à morte.

Alguns destes sinais e sintomas podem também estar presentes em outras condições e no primeiro socorro não se deve esperar um diagnóstico especifico.

Frequentemente, nem a vítima ou seus familiares conhecem reações anafiláticas ou as condutas a serem tomadas tanto de prevenção como de tratamento.

A administração de Adrenalina subcutânea através de auto-injetor ou de seringas tradicionais deve ser um procedimento de conhecimento de todos os profissionais de saúde. 

Caso os sintomas persistam após a primeira aplicação de adrenalina, o procedimento poderá ser repetido, contudo é importante certificar-se de que se trata, realmente, de uma reação anafilática e não a manifestação de outro problema como IAM.

Outras drogas:

  • Prometazina 50 mg IM.
  • Hidrocortisona 2-4 mg/Kg EV.
  • Adrenalina 1/10000 3-5 ml pode ser repetida a cada 5 min, Deve-se ter cuidado com o uso de adrenalina em idosos ou com casos em que a anafuilaxia não foi claramente diagnosticada
  • Ringer c/ Lactato 2000 ml EV rápido no caso de estar ocorrendo queda da pressão arterial