Atividade 04 - FÓRUM

 
Imagem de Luciana Dantas Soares Alves
Atividade 04 - FÓRUM
por Luciana Dantas Soares Alves - quarta, 3 Fev 2016, 16:22
 

 

A citação a seguir representa bem todos os princípios que procuramos ressaltar nesta disciplina, que devem estar presentes em todos os nossos atos e pensamentos. Ou seja, é preciso que o profissional e a pessoa que buscou o serviço de saúde "desejem se respeitar mutuamente e colaborar com o outro para o sucesso do tratamento, cujo andamento deverá ser negociado conjuntamente a cada momento crucial, e as decisões que somente o terapeuta poderá tomar deverão ser comunicadas e, neste sentido, partilhadas com aquele que se submeterá à ação. Afinal, o que está em jogo não é uma saúde ideal, objeto de uma fantasia científica, mas a saúde singular do indivíduo singular que está ali sendo tratado" (MARTINS, 2004:29).

Neste Fórum, você deve discutir com seus colegas como as tecnologias para abordagem ao indivíduo, à família e à comunidade (em especial a visita domiciliar, o grupo operativo e a consulta) podem ser utilizadas para gerar transformação de práticas e consolidar os princípios constitucionais do SUS.

Aproveite para comentar o(s) vídeo(s) que assistiu e as experiências de sua equipe com as visitas domiciliares e os grupos operativos que têm sido mais significativas para você.