Atividade 04 - Fórum

 
Imagem de Luciana Dantas Soares Alves
Atividade 04 - Fórum
por Luciana Dantas Soares Alves - quarta, 3 Fev 2016, 16:28
 

 

O processo de trabalho em saúde tem três dimensões que precisam ser discutidas e compreendidas. Uma dimensão diz respeito a sua inserção no mundo do trabalho em geral e outras duas estão relacionadas à especificidade do trabalho em saúde como sendo do setor de serviços. Ou seja, sendo serviço, diferencia-se dos processos de trabalho da indústria tão bem estudados pela economia clássica e, apesar de ser serviço, diferencia-se dos demais serviços. 

Vimos que, no cotidiano, é preciso planejar as ações a serem desenvolvidas, evitando que a demanda espontânea (condição aguda) continue sendo um dos vilões da história, pois não permite que os profissionais parem para refletir, girando em um círculo vicioso. 

Como agentes do processo de trabalho desenvolvido na Unidade Básica de Saúde, como os membros da equipe devem fazer para discutir as finalidades do processo de trabalho e avaliar os resultados alcançados? Quais as características do modelo de gestão do processo de trabalho que a equipe está utilizando?  Fazem gestão colegiada?

162 palavras