Atividade 01 - FÓRUM

 
Imagem de Luciana Dantas Soares Alves
Atividade 01 - FÓRUM
por Luciana Dantas Soares Alves - quinta, 4 Fev 2016, 09:10
 

Unidade Didática II

Módulo: Saúde da Mulher

Atividades 01 – Fórum

Leia a situação a seguir e registre qual seria a sua conduta caso você se deparasse com uma experiência semelhante. Tenha como referência a sua vivência como profissional da Saúde da Família e a Lei n. 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que trata do planejamento familiar em nosso país (BRASIL, 1996) e que se encontra na Biblioteca Virtual.

Durante a visita domiciliar a uma família, deparei-me com uma mulher, mãe de sete filhos com idades entre dois e oito anos, no terceiro trimestre de gravidez. Fiquei muito triste em ver as condições precárias de higienização da casa e das pessoas que nela viviam. Todas as crianças apresentavam déficit nutricional e os cartões de vacinas estavam desatualizados. A mulher tinha um olhar de tristeza e uma postura submissa ao marido, que era garimpeiro e cujo salário não chegava a meio salário mínimo. A família foi orientada a melhorar as condições de higienização e alimentação, a retornar as crianças à escola e a atualizar as vacinas atrasadas O casal foi orientado, também, sobre a importância do planejamento familiar para melhor qualidade de vida. Durante a abordagem, porém, não me senti muito à vontade, pois o marido, o tempo todo, se negava a aceitar as orientações, dizendo que o uso de anticoncepcionais, ligadura tubária e vasectomia era pecado.

Com base na observação do seu cotidiano, elabore uma análise reflexiva sobre os direitos sexuais e reprodutivos no território de sua Equipe de Saúde da Família.

253 palavras