Atividade avaliativa 4 – Fórum (Unidade 3)

Vamos refletir sobre como os profissionais de saúde têm lidado com o acompanhamento do desenvolvimento infantil e que dificuldades são encontradas no dia a dia em relação a essa prática! Para isso, recomendamos a leitura do artigo “Avaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária à saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantil” (<http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n6/a13v19n6.pdf>), cujo resumo é apresentado a seguir.

 

Avaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária à saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantil

Amira Consuêlo de Melo Figueiras; Rosana Fiorini Puccini; Edina Mariko Koga da Silva; Márcia Regina Marcondes Pedromônico

 Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar os conhecimentos e práticas relacionados à vigilância do desenvolvimento da criança de 160 profissionais que atuam na atenção primária à saúde, no município de Belém, Pará. Foram selecionados 40 médicos e 40 enfermeiros de Unidades Municipais de Saúde (UMS) e 40 médicos e 40 enfermeiros do Programa da Família Saudável (PFS). Na avaliação dos conhecimentos por meio da aplicação de teste objetivo, o percentual de acerto foi de 63,7% para médicos das UMS, 57,3% para médicos do PFS, 62,1% para os enfermeiros do PFS e 54,3% para enfermeiros das UMS. Na avaliação das práticas, apenas 21,8% das mães informaram que foram indagadas sobre o desenvolvimento dos seus filhos, 27,6% que o profissional perguntou ou observou o desenvolvimento da sua criança e 14,4% que receberam orientação sobre como estimulá-las. Concluímos que médicos e enfermeiros da atenção primária no município de Belém apresentam deficiências nos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e que a vigilância do desenvolvimento não é realizada de forma satisfatória, sendo necessárias sensibilização e capacitação dos profissionais para essa prática.

 

Considerando os resultados apresentados no resumo, discuta neste Fórum com os seus colegas e tutor as questões abaixo e aponte pelo menos três caminhos possíveis para superar as dificuldades relacionadas ao acompanhamento do desenvolvimento infantil na atenção primária.

 - A que você atribui o baixo nível de conhecimento sobre desenvolvimento infantil dos profissionais de saúde que atuam na atenção primária no município de Belém e o pequeno percentual de crianças cujo desenvolvimento foi avaliado pelos mesmos?

- Você se identifica com essa situação? De que maneira você e sua equipe têm acompanhado o desenvolvimento das crianças da sua área de abrangência? Quais as dificuldades encontradas por você e sua equipe em relação a essa prática? O que você e sua equipe consideram necessário para superá-las?

 

Grupos separados: Todos os participantes

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