Atuação dos mercados e regulação

A regulação de mercado é um conceito que aparece com frequência tanto para mediar as relações de mercado presentes no campo da saúde, como para corrigir imperfeições do mercado (SANTOS; MERHY, 2006).

Funciona mais ou menos assim....

A regulação de mercado

Oferta: quantidade de mercadoria produzida por determinado preço (está relacionada com o produtor).

Demanda: necessidade ou desejo de um bem ou serviço e a condição de conhecê-lo e realizá-lo (refere-se ao usuário/consumidor).

Fonte: (CASTRO, 2002, adaptado).



Atenção

As falhas de mercado que são caracterizadas pelo desequilíbrio de um dos dois pontos vão legitimar a intensidade de interferência do Estado na regulação de preços e oferta de bens e serviços.

Vejamos, a seguir, a representação das forças de mercado e a atuação do poder do estado regulador:

Forças de mercado e a atuação do poder do estado regulador

Fonte: (BETIOL, et al., 2012, adaptado).

Saiba mais

As políticas de saúde operam em busca de equilíbrio das seguintes forças: realismo macroeconômico, eficiência microeconômica e equidade social. Esses objetivos norteiam as ações de regulação em saúde.

Para saber mais sobre regulação pública da saúde no Brasil, leia o estudo sobre os aspectos conceituais e ferramentas utilizadas no processo regulatório em saúde. Clique aqui para acessar (SANTOS; MERHY, 2006).

Pausa para o debate

Você observa a atuação da "mão invisível" (mercado) no seu cotidiano? Como ela acontece? Você costuma discutir sobre isso em algum espaço do seu trabalho? Conte-nos um pouco da sua vivência. Clique aqui para acessar o fórum.

Um bom exemplo de regulação da oferta através da demanda é o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. Para conhecer mais sobre o Programa, clique aqui.

Última atualização: quarta, 21 Nov 2018, 10:20