Complexos reguladores e centrais de regulação

Um dos grandes desafios dos gestores e profissionais da saúde na prática é a busca da integralidade e equidade da assistência para a população do seu território. Assim, para continuarmos nossa discussão e compreensão sobre os conceitos e interfaces da regulação, que tal refletirmos sobre como está estruturado e organizado o processo de regulação nos diferentes territórios?

Pausa para o debate

Antes de tudo, sugerimos a leitura do artigo: A regulação em saúde: aspectos conceituais e operacionais. Clique aqui para acessar (VILARINS; SHIMIZU; GUTIERREZ, 2012).

Com base no que já foi abordado no curso e nessa leitura, vamos discutir sobre a estrutura e organização do processo de regulação.

Responda às seguintes perguntas no fórum e comente as respostas dos demais participantes:

  1. Como está estruturado e organizado o processo de regulação no seu território?

  2. Quais são os principais desafios enfrentados para a busca da integralidade e equidade da assistência no seu território?

  3. Análise o provérbio Africano "Se todas as teias de aranha se unem, elas podem amarrar um leão". A partir disso, estabeleça uma relação e/ou analogia da implantação/implementação do processo de regulação no seu território.

Clique aqui para acessar o fórum.

Com base nas discussões do fórum e leituras feitas até o momento, vamos estudar, a seguir, sobre a estruturação e organização dos Complexos Reguladores e Centrais de Regulação.

 

Última atualização: terça, 20 Nov 2018, 15:56