O que é o Complexo Regulador?

É um componente da gestão do SUS, que possuindo recursos humanos, espaço físico, equipamentos e processos de trabalho específicos, tem como objetivo coordenar e operacionalizar um conjunto de ações que visam a garantir o acesso do usuário às suas necessidades assistenciais de uma forma integral, equânime e no tempo oportuno (BRASIL, 2011c).

O Complexo Regulador é uma das estratégias de regulação assistencial que consiste na articulação e integração de centrais de atenção às urgências, centrais de internação, centrais de consultas e exames, protocolos assistenciais com a contratação, o controle assistencial e a avaliação, assim como com outras funções da gestão como a programação e a regionalização (BRASIL, 2011a, p. 26).

Conforme vimos anteriormente, o complexo regulador, quanto à sua abrangência, pode ser (BRASIL, 2008):

Complexo Regulador Estadual
Gestão e gerência da Secretaria de Estado da Saúde, regulando o acesso aos estabelecimentos de saúde sob gestão estadual, e a referência intraestadual e intermediando o acesso da população referenciada aos estabelecimentos de saúde sob gestão municipal, no âmbito do estado. Também cabe a ele o papel de regular o acesso interestadual, através da articulação nacional via CERAC/CNRAC (Central Estadual e Central Nacional de procedimentos de Alta Complexidade/Custo).
Complexo Regulador Regional
  1. Gestão e gerência compartilhada (cogestão) entre a Secretaria de Estado da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde que compõem a região, regulando o acesso da população própria e referenciada aos estabelecimentos de saúde sob gestão estadual e municipal, no âmbito da região, e à referência inter-regional, no âmbito do estado; ou

  2. Gestão e gerência da Secretaria de Estado da Saúde, regulando o acesso aos estabelecimentos de saúde sob gestão estadual e intermediando o acesso da população referenciada aos estabelecimentos de saúde sob gestão municipal, no âmbito da região, e à referência inter-regional no âmbito do estado.

Complexo Regulador Municipal

Gestão e gerência da Secretaria Municipal de Saúde, regulando o acesso da população própria aos estabelecimentos de saúde sob gestão municipal e quando pactuada todos ou parte dos estabelecimentos sob gestão estadual, no âmbito do município, e garantindo o acesso da população referenciada, conforme pactuação.

Última atualização: terça, 20 Nov 2018, 13:01