Equipe do Complexo Regulador e das Centrais de Regulação

O Ministério da Saúde, por meio do Manual de Diretrizes para Implantação e Implementação de Complexos Reguladores (2010) definiu os seguintes profissionais para equipe do Complexo Regulador (BRASIL, 2010):

Coordenador
Responsável pelas questões relativas ao funcionamento global do Complexo Regulador em conformidade com as rotinas estabelecidas. Compete ao coordenador: instituir as escalas de trabalho, conduzir as relações de pactuação, implantar as cotas e os tetos definidos para as unidades solicitantes e executantes, ser o principal interlocutor entre a gestão e a rede de serviços. Conforme a estrutura do Complexo Regulador, pode haver a necessidade da existência de um coordenador para cada Central de Regulação.
Regulador

É o profissional responsável pela avaliação crítica e técnica dos laudos de solicitação e por promover o agendamento das consultas e o processo de internação dos pacientes, baseado na classificação de risco e de acordo com os protocolos de regulação pactuados. Demais atribuições do regulador:

  • atuar sobre a demanda reprimida de procedimentos regulados;

  • monitorar a demanda que requer autorização prévia, por meio de AIH e APAC;

  • verificar as evidências clínicas das solicitações por meio da análise de laudo médico;

  • autorizar ou não a realização do procedimento;

  • definir a alocação da vaga de acordo com os recursos necessários para o melhor atendimento;

  • avaliar as solicitações de alteração de procedimentos já autorizados e a solicitação de procedimentos especiais, além de orientar e avaliar o preenchimento dos laudos médicos.

Atendente de Regulação/Videofonista
Responsável pelo agendamento de procedimentos a partir das solicitações prestadas por telefone e/ou outros meios de comunicação, de acordo com as informações dos laudos preenchidos pelas unidades solicitantes.

Havendo opção por uma estrutura própria para a operação, administração e manutenção das ferramentas informatizadas nos Complexos Reguladores, são necessários profissionais especializados, com perfil definido de acordo com a atividade a ser exercida e a necessidade técnica de conhecimentos específicos, como, por exemplo:

Administrador de banco de dados
Responsável pela manutenção e pelo refinamento das informações, apoiando a equipe de desenvolvimento do sistema informatizado para definição de tabelas, índices, adaptações, monitoramento, identificação de falhas no sistema de informações e atividades afins.
Administrador de rede
Responsável pelo gerenciamento da rede física e dos servidores em funcionamento, além de realizar a instalação, configuração e manutenção dos sistemas operacionais e de todos os serviços implantados.
Técnico de informática
Realiza o serviço de instalação, configuração e manutenção de sistemas operacionais e sistemas informatizados.

Última atualização: quinta, 22 Set 2016, 18:17