Internação domiciliar

A internação domiciliar vista como uma nova modalidade de atenção à saúde com caráter complementar se caracteriza por um conjunto de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação que surgem como garantia da continuidade do cuidado, devendo estar plenamente integrada às Redes de Atenção à Saúde. Nesta modalidade de atenção, o processo de cuidar está diretamente relacionado à infraestrutura familiar e do domicílio e à estrutura ofertada pelos serviços.

A internação domiciliar potencializa a gestão da ocupação dos leitos hospitalares pelo controle interno, realizado pelo NIR ou pelo controle externo, concretizado nas ações do Complexo Regulador, o que caracteriza uma porta de saída do hospital, componente da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.

É papel dos controles internos e externos identificar pacientes elegíveis para a internação domiciliar, por meio da busca ativa em pacientes internados e interface com a atenção básica, a fim de promover uma desospitalização segura e em tempo adequado (BRASIL, 2012).

Pausa para o debate
Você sabe quais são os critérios que definem uma situação de internação domiciliar? Clique aqui para discutir esse assunto com os demais participantes do curso.
Última atualização: quarta, 21 Nov 2018, 16:02