Sistematização do atendimento às emergências e urgências no adulto

Independentemente do nível de atenção, os profissionais de saúde devem estar preparados para reconhecer os sinais de gravidade em um paciente. O conhecimento sobre suporte básico de vida auxilia o profissional a intervir precocemente de forma segura, na perspectiva de proporcionar menores prejuízos e favorecer a possibilidade de um bom prognóstico para o paciente.

O curso do ATLS apresenta uma abordagem concisa, porém complexa para a Atenção Básica na avaliação e tratamento de vítimas. Além das situações que envolvem o trauma, pode ser aplicado a uma variedade de urgências. Então, seguimos as recomendações para sistematização da assistência do ATLS, porém extraímos apenas o conhecimento que deve ser aplicado junto à equipe multiprofissional na Atenção Básica.

Fique bem atento(a) aos conteúdos apresentados a seguir!

O ATLS estabelece um protocolo de atendimento universal com base numa avaliação rápida e aplicação de medidas terapêuticas de suporte básico de vida (ENGEL, 2015). Esse processo é denominado de avaliação inicial e inclui as seguintes etapas (ATLS, 2012):

Etapas da avaliação inicial

-

Fonte: (ATLS, 2012).

Atenção

O exemplo apresentado é uma versão adaptada do ATLS, que possibilita o seu uso pela equipe de saúde que atua na Atenção Básica. Lembre-se que situações como as relatadas nesse curso podem acontecer no território em que você atua e é preciso estar preparado(a) para intervir.

As etapas que envolvem o fluxo apresentado serão descritas ao longo desse curso.

Última atualização: terça, 29 Jan 2019, 12:22