Estomas: o que são?

Estomas: o que são?


Ostomias, ostoma, estoma ou estomia são palavras de origem grega que significam boca ou abertura cirúrgica que permite a comunicação de um órgão interno com o meio externo. Neste curso, usaremos o termo estomas.

Em outras palavras, um estoma consiste na exteriorização do sistema (digestório, respiratório e urinário), criando um orifício externo com as seguintes finalidades (SILVA, 2010; Portaria GM 793, 2012; Portaria GM 835, 2012):

  1. nutrir e hidratar o paciente com distúrbios no sistema gastrointestinal;
  2. drenar conteúdo fecal ou urinário;
  3. desviar uma obstrução aguda ou crônica de vias aéreas superiores, a fim de garantir uma boa ventilação;
  4. administrar medicamentos.

A presença de estomas ligados a sondas e cateteres contribui para o estresse e reclusão social, gerando sofrimento e ansiedade para o paciente e a família, pois costuma comprometer a imagem corporal. Nessa perspectiva, a atuação da equipe multidisciplinar com paciente estomizado e seus familiares envolve a competência de promover a autonomia relacionada ao autocuidado; sistematizar o seu processo de trabalho baseando-se nas necessidades do paciente e da família; estimular a autoestima, a reinserção social e o bem-estar das pessoas.

Saiba mais Saiba mais...
Orientações aos pacientes estomizados, clique aqui.
Como cuidar da criança com estoma, clique aqui.
O preparo do familiar para o cuidado à pessoa com estoma, clique aqui.



Você sabiaVocê sabia que...
Com o Decreto N.º 5.296 de 02 de dezembro de 2004, a estoma foi considerada uma deficiência física, garantindo direito às pessoas estomizadas (BRASIL, 2004).
Última atualização: segunda, 9 Jun 2014, 15:40