Utilização e cuidados no manuseio dos equipamentos de oxigenoterapia

Utilização e cuidados no manuseio dos equipamentos de oxigenoterapia

Os gases medicinais devem ser manipulados conforme legislação específica (MINAS GERAIS, 2007). A equipe de enfermagem é responsável pela administração do oxigênio e pelo uso correto dos equipamentos utilizados, orientando o paciente e o cuidador quanto aos cuidados apresentados no quadro a seguir (RIBEIRÃO PRETO, 2007; SMELTIZER; BARE, 2005; ZEFERINO; SILVA, 2004; ANVISA, 2009).

Como usar o oxigênio com segurança
Evitar explosão/incêndio
O oxigênio é um gás altamente inflamável, por isso os equipamentos devem estar distantes de chamas como cigarros e isqueiros. Também devem estar afastados de fogões, micro-ondas, velas, entre outros.
Sempre manusear os equipamentos de oxigênio com as mãos livres de sujidades como óleo, graxa ou similares, para evitar que sofram combustão.
Seguir a prescrição médica
O tratamento com oxigenoterapia deve ser sempre prescrito pelo médico. Sendo assim, nunca altere por conta própria a dosagem de oxigênio a ser utilizada, pois a quantidade prescrita é a ideal para o caso em questão. Anote sempre as intercorrências no prontuário do paciente.
Não tomar bebida alcoólica
O paciente e familiares devem ser orientados a evitar bebidas alcoólicas e sedativos, pois podem afetar a respiração.
Cuidar da pele
A pele que está em contato direto com o cateter de oxigênio deve ser avaliada diariamente (inclusive atrás das orelhas) como medida preventiva contra lesões. Fazer uso de protetores atrás das orelhas (rolinho de algodão ou gaze) ou creme à base de água em caso de irritação da pele. Nunca fazer uso de lubrificantes oleosos, cremes comuns ou pomadas, pois essas substâncias oferecem perigo de combustão com o oxigênio.
Cuidar dos equipamentos
Leia e esteja sempre atento(a) ao manual dos equipamentos antes do seu manuseio. Os equipamentos usados na oxigenoterapia (cilindros, máscaras, suportes) não podem ser destruídos, emprestados ou vendidos. O paciente e familiares devem ser orientados a sempre comunicar à equipe de saúde problemas com equipamentos e acessórios utilizados na oxigenoterapia. Utilizar sempre água estéril na umidificação dos gases medicinais, evite outros líquidos.
Fazer a manutenção dos equipamentos
O sistema (fluxômetro e cilindros) e dispositivos de administração (cateter nasal, máscaras) devem ser testados diariamente para detectar possíveis falhas no fluxo do gás.
Conferir a quantidade do fluxo de O2 com a prescrição médica.
Solicitar a manutenção dos equipamentos, na presença de falhas, para a equipe técnica responsável pelo fornecimento dos gases. Solicitar troca do cilindro sempre que necessário.
Trocar os dispositivos (cateteres e máscaras) conforme protocolo do município, protegendo-os quando não estiverem sendo utilizados.

Fonte: (ZEFERINO; SILVA, 2004, adaptado).

Última atualização: segunda, 9 Jun 2014, 15:52