Como manejar na atenção domiciliar?

Cistites
Para o tratamento da cistite, são necessários pelo menos três dias de tratamento. A seguir são apresentadas as opções (MARTINS; DAMASCENO; AWADA, 2007):
tratamento cistite

Na gestante, a cistite deve ser tratada empiricamente com amoxicilina (250mg 8/8 horas), cefalexina ou cefadroxila por 7 dias, porém deve ser colhida urocultura antes do início do tratamento. Deve-se mudar o antibiótico caso o mesmo apresente resistência no antibiograma.

Algumas situações especiais da infecção urinária (MARTINS;DAMASCENO; AWADA, 2007):

a) cistite em homens: se associada à hiperplasia prostática, o tratamento deve ser por 7 dias e deve-se sempre realizar exame da próstata;
b) cistite em imunossuprimidos, diabéticos, portadores de cálculos renais, pacientes com internamento recente: deve-se sempre realizar urocultura de controle após o término do tratamento;
c) ITU relacionada ao uso de cateter: deve-se sempre realizar urocultura com antibiograma para tratamento da infecção urinária relacionada ao uso de cateter.
 
Pielonefrites

O tratamento das pielonefrites deve se iniciar em ambiente hospitalar e/ou nos serviços de urgência nos seguintes casos (MARTINS; DAMASCENO; AWADA, 2007):

  • indicações absolutas: paciente com vômitos persistentes, quando há dúvida diagnóstica, obstrução do trato urinário e sepse;
  • indicações relativas: acima de 60 anos, portadores de anormalidade anatômica do trato urinário, imunocomprometidos (diabéticos, portadores de neoplasias, em transplantados de órgãos sólidos, portadores de doenças hematológicas).


Opções de tratamento na pielonefrite (tratamento por 10 a 14 dias) (MARTINS; DAMASCENO; AWADA, 2007):

  • Ciprofloxacino, 400mg endovenosa (EV), 12/12hoas;
  • Ceftriaxona, 1g a 2g intramuscular (IM) ou EV, uma vez ao dia;
  • Amicacina, 15mg/kg IM ou EV, uma vez ao dia;
  • Gentamicina, 5mg/kg IM ou EV, uma vez ao dia.


Em pacientes imunocompetentes, o tratamento pode ser por 10 dias, podendo ser finalizado no domicílio. À medida que o quadro geral melhore, pode ser convertido para a via oral (VO), se iniciado por via endovenosa (EV). A alta para casa deve ocorrer após 24 a 48 horas de tratamento, pois, se não houver melhora clínica nesse período, o tratamento deve continuar em unidade hospitalar, e exames de imagem devem ser feitos para a verificação de possíveis complicações ou abscessos renais (MARTINS; DAMASCENO; AWADA, 2007).

Atenção!

A profilaxia medicamentosa da ITU recorrente deve ter o seguinte manejo:

  • 6 a 12 meses com 1 comprimido à noite e/ou após relação sexual (nos casos em que os sintomas estejam relacionados ao coito) (ALBERT et al., 2008):
    • 1° opção: Nitrofurantoína (100 mg);
    • 2° opção: Sulfametoxazol + Trimetroprim (400mg/80mg);
    • 3º opção: Quinolonas (norfloxacina 200 mg, ciprofloxacina 250 mg, levofloxacina 250 mg).


Para o início da profilaxia, é necessário que a urocultura se mostre negativa a fim de que seja evitado o tratamento de uma eventual infecção vigente com sub-dose de antibiótico (HEILBERG; SCHOR, 2003).
Última atualização: segunda, 15 Dez 2014, 16:07