O que é dependência de álcool e outras drogas?

A dependência química (de álcool e outras drogas) é uma doença crônica, que pode causar alterações irreversíveis no cérebro. O uso dessas substâncias químicas é mantido por causa do comportamento compulsivo. A assistência domiciliar deve ajudar a família e demais pessoas próximas a entender que não devem culpar o paciente pelo uso abusivo de substâncias químicas, mas, por meio de orientações, auxiliá-lo a manter um plano de cuidados que atinge o sucesso em longo prazo.

A síndrome de dependência é um conjunto de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos, em que o indivíduo continua usando a droga, apesar dos problemas que o consumo acarreta. A abstinência também é um sintoma da dependência e se caracteriza por alteração comportamental e fisiológica, decorrente da diminuição ou parada do uso da droga (MARTINS; DAMASCENO; AWADA, 2007; WHO, 1999).


O alcoolismo e as interações sociais

O alcoolismo e as interações sociais

Fonte: (UNA-SUS UFPE, 2014).

Especificamente no caso do álcool, é importante saber que a dependência acomete de 10% a 12% da população mundial e 11,2% dos brasileiros que vivem nas 107 maiores cidades do país, segundo levantamento domiciliar sobre o uso de drogas (CARLINI et al., 2002).

A definição de alcoolismo sempre esteve associada ao status social, um tipo de suporte às relações e às interações sociais. Porém a Organização Mundial de Saúde define o alcoolista como um bebedor excessivo, cuja dependência em relação ao álcool é acompanhada de perturbações mentais, da saúde física, da relação com os outros e do comportamento social e econômico (BELLEHUMEUR et al., 2007; WHO, 2004).

Saiba mais...
Recomendamos que você saiba mais lendo as Políticas do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas (BRASIL, 2008). Clique aqui.
Última atualização: segunda, 15 Dez 2014, 18:00