Quando referenciar?

A equipe pode identificar quando referenciar o paciente para atendimento em unidade de saúde de maior complexidade utilizando o escore da CIWA-Ar.

O nível de gravidade da Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) determinado pela CIWA-Ar pode indicar a escolha do local mais adequado para o cuidado (MARQUES; RIBEIRO, 2003b). Exemplo: há indicação de internação hospitalar, se o escore da CIWA-Ar for igual ou maior que 20.

Para orientar os familiares e/ou cuidadores sobre a transferência do paciente para unidades de saúde de pronto atendimento ou para hospitais para internação, a EMAD deve ter atenção especial ao surgimento de complicações, como (RIBEIRO; LARANJEIRA; MESSAS, 2006; MARTINS; DAMASCENO; AWADA, 2007):

Possíveis complicações Síndrome da Abstinência Alcoólica (SAA)

  • Convulsões: a maioria das crises é do tipo tônico-clônica generalizada. As crises convulsivas correspondem a uma manifestação relativamente precoce da SAA. Mais de 90% ocorrem até 48 horas após a interrupção do uso de álcool e estão associadas com evolução para formas graves de abstinência. Cerca de 1/3 dos pacientes que apresentam crises evoluem para delirium tremens, se não forem tratados. Nos pacientes que apresentam mais de uma crise, elas ocorrem geralmente em número limitado. Quando houver história prévia de epilepsia, devem ser mantidos os medicamentos já utilizados pelo paciente. O Diazepam (ou um benzodiazepínico de ação longa) é a medicação de escolha, na dose de 10 ou 20 mg, via oral. O uso endovenoso é especialmente indicado durante os episódios convulsivos.

  • Delirium Tremens: forma grave de abstinência, geralmente iniciando-se entre um a quatro dias após a interrupção do uso de álcool, com duração de até três ou quatro dias. É caracterizado por rebaixamento do nível de consciência, com desorientação, alterações sensoperceptivas, tremores e sintomas autonômicos (taquicardia, elevação da pressão arterial e da temperatura corporal). Doses elevadas de benzodiazepínico (BDZ) são necessárias, e o uso associado de neurolépticos é geralmente indicado. O tratamento farmacológico inclui: Diazepam 60mg por dia (ou Lorazepam até 12mg por dia, em casos de hepatopatia grave) e Haloperidol 5mg por dia. Caso ocorra distonia induzida por neurolépticos (particularmente se forem administrados por via parenteral), esse efeito colateral pode ser controlado com o uso de anticolinérgicos (Biperideno 2mg);

  • Alucinose alcoólica: quadro alucinatório predominantemente auditivo, com sons do tipo cliques, rugidos, barulho de sinos, cânticos e vozes. As alucinações podem ser, também, de natureza visual e tátil. Os pacientes podem apresentar medo, ansiedade e agitação em decorrência dessas experiências. A alucinose alcoólica ocorre na ausência de rebaixamento do nível de consciência e evolui sem alterações autonômicas óbvias. É tratada com neurolépticos, haloperidol 5mg ao dia, por seu menor potencial de induzir convulsões. Neurolépticos podem induzir distonias agudas e outros distúrbios de movimento, que podem ser tratados com anticolinérgicos.

Possíveis complicações Síndrome de Abstinência de Cocaína

  • Intoxicação das drogas: o efeito estimulante da cocaína pode elevar a pressão arterial em 15 a 20% e o pulso em 30 a 50%. Apresenta efeito vasoconstritor, responsável pelas ulcerações em mucosa, e septo nasal, pelos infartos cerebrais isquêmicos, infarto de miocárdio e tromboembolias.

  • Crises convulsivas: são frequentes entre os usuários de cocaína e derivados, principalmente quando utilizados em doses acima das usuais, podendo causar depressão respiratória e morte.

  • Síndrome de abstinência: ocorre um quadro de adenodia, letargia, hipersonolência, depressão, além da fissura (desejo incontrolado pela droga). Esses sintomas podem durar de 18 horas até uma semana, dependendo da quantidade de uso. Quando em abstinência, buscam com avidez a droga. Na impossibilidade do uso, terminam por utilizar sedativos, álcool, hipnóticos e ansiolíticos. Nessa situação, o índice de tentativa de suicídio é alto.

Última atualização: terça, 16 Dez 2014, 11:35