O que é registro nominal?

O que é registro nominal?

 

A vacinação contra HPV será destinada às adolescentes, que é um público-alvo diferente do normalmente atingido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que são as crianças. 

O esquema da vacinação será estendido, e isso torna necessário que a adolescente seja “encontrada” para a segunda e a terceira doses. A segunda dose será dada decorridos 06 meses após a primeira; a terceira dose, decorridos 60 meses após a primeira. Por esse motivo, o registro individual é indispensável para a implantação dessa vacina no país.

O registro das informações das doses aplicadas de vacina HPV compõe uma etapa crítica do processo de sua implantação. Haja vista o esquema vacinal de três doses e o longo intervalo entre elas, especialmente entre a segunda e terceira doses, torna-se fundamental a identificação da pessoa vacinada. Isso tem o propósito de garantir esquemas individuais completos e, ainda, possibilitar a busca ativa, quando necessária.

Todos os dados das adolescentes devem ser coletados no momento da vacinação. É indispensável que o registro das meninas vacinadas contra o HPV seja nominal. As informações das adolescentes devem compor o registro realizado, pois possibilitarão encontrar as adolescentes para receberem as próximas doses. Compõem as informações necessárias:

  • nome da adolescente
  • data de nascimento
  • idade
  • nome da mãe
  • endereço
  • telefone
  • e-mail
  • informações sobre a vacina administrada

 

Veja a seguir o modelo de uma ficha de registro nominal em branco e outra preenchida.

Modelo de uma ficha de registro nominal em branco

Fonte: (GTAINFO PNI, 2014).

Para ter acesso a um modelo de ficha de registro nominal (em branco), clique aqui.

   

Modelo de uma ficha de registro nominal preenchida

Fonte: (GTAINFO PNI, 2014).

Conforme você já aprendeu na unidade 2, a primeira dose da vacina HPV poderá ser administrada nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As demais doses serão aplicadas apenas nas UBS. Sendo assim, o registro nominal poderá ser realizado de diferentes formas, conforme a estratégia utilizada.

A seguir, apresentaremos algumas sugestões, considerando essas diferentes estratégias.
 

Vacinação na escola

Vacinação na escola

Uma listagem das meninas na faixa etária de vacinação deve ser solicitada à escola antes do agendamento da data da vacinação. Essa listagem deve conter o nome da adolescente, a data de nascimento, a idade, o nome da mãe e o contato (endereço, telefone e e-mail), o que facilitará o registro nominal durante a vacinação.

O modelo de listagem sugerido pelo PNI encontra-se no formulário modelo para imprimir. Clique aqui para acessar.

O registro nominal também poderá ser realizado diretamente em uma planilha eletrônica, caso a equipe disponha de notebook ou tablet no momento da vacinação. Clique aqui para visualizar o modelo de formulário dado consolidado para APIWEB


 Atenção!

Caso o computador tenha o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) instalado, o registro nesse sistema poderá ser feito concomitantemente à vacinação, agilizando o processo. .


Vacinação na UBS

Vacinação na unidade de saúde

O registro deve ser nominal. Poderá ser feito em uma planilha eletrônica  para a inserção de todos os dados das meninas ou em um cartão espelho, que ficará arquivado na unidade de saúde ou, ainda, em uma planilha física (veja a seguir), onde os dados podem ser escritos e, posteriormente, digitados no SI-PNI.


Sugestão de planilha física (livro de registros)

Fonte: (GTAINFO PNI, 2014).

 Atenção!

O ideal, para aqueles que realizarão a vacinação nas unidades de saúde, é que o registro nominal seja feito diretamente no SI-PNI.

Última atualização: quarta, 10 Jun 2015, 17:44