Como os HPVs são transmitidos?

Como os HPVs são transmitidos?


O vírus é muito contagioso, sendo possível a contaminação com uma única exposição. A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada (BURCHELL et al, 2006).

A principal forma de contágio é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão da mãe para o bebê durante a gravidez e o parto (transmissão vertical). A possibilidade de contaminação por meio de objetos, do uso de vaso sanitário e piscina, ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas é controversa (IARC, 2007).

Estudos comprovaram que 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Essa percentagem pode ser ainda maior em homens. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, regredindo entre seis meses a dois anos após a exposição, principalmente entre as mulheres mais jovens (IARC, 2007).

 Saiba mais...

Para conhecer mais sobre a infeccção pelo HPV, assista ao vídeo disponível   (GUERREIROS..., 2013).

Última atualização: quinta, 6 Nov 2014, 15:53