Quais são as manifestações da infecção pelo HPV?

Quais são as manifestações da infecção pelo HPV?

A maioria das infecções por HPV é assintomática ou inaparente. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas. Habitualmente, as infecções pelo HPV se apresentam como lesões microscópicas ou não produzem lesões, o que chamamos de infecção latente. Quando não vemos lesões, não é possível garantir que o HPV não está presente, mas apenas que não está produzindo doença (IARC, 2007).

Estima-se que somente cerca de 5% das pessoas infectadas pelo HPV desenvolverão alguma forma de manifestação. A infecção pode se manifestar de duas formas: clínica e subclínica (IARC, 2007).

As lesões clínicas se apresentam como verrugas ou lesões exofíticas. São tecnicamente denominadas condilomas acuminados e popularmente chamadas de "crista de galo", de "figueira" ou de "cavalo de crista". Têm aspecto de couve-flor e tamanho variável. Nas mulheres podem aparecer no colo do útero, vagina, vulva, região pubiana, perineal, perianal e ânus. Em homens podem surgir no pênis (normalmente na glande), bolsa escrotal, região pubiana, perianal e ânus. Essas lesões também podem aparecer na boca e na garganta em ambos os sexos (IARC, 2007).

As infecções subclínicas (não visíveis ao olho nu) podem ser encontradas nos mesmos locais e não apresentam nenhum sintoma ou sinal. No colo do útero são chamadas de (IARC, 2007):

  • lesão intra-epitelial de baixo grau/neoplasia intra-epitelial grau I (NIC I): refletem apenas a presença do vírus e são transitórias na maioria das vezes;
  • lesão intra-epitelial de alto grau/neoplasia intra-epitelial graus II ou III (NIC II ou III): são as verdadeiras lesões precursoras do câncer do colo do útero.

O desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica em outras regiões do corpo é raro (IARC, 2007).

A incubação, ou seja, o período necessário para surgirem as primeiras manifestações da infecção pelo HPV é de aproximadamente 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos. Assim, por causa da ampla variabilidade no tempo para que apareça uma lesão, torna-se praticamente impossível determinar em que época e de que forma um indivíduo foi infectado pelo HPV (IARC, 2007).

Última atualização: sábado, 1 Nov 2014, 14:08