Qual a relação entre o HPV e o câncer do colo do útero?

Qual a relação entre o HPV e o câncer do colo do útero?

Agora você já conhece o HPV, mas sabe o que é o câncer do colo do útero? Trata-se de um tumor caracterizado pelo crescimento anormal das células do colo uterino, que se localiza no fundo da vagina, conforme apresentado na figura a seguir (BRASIL, 2013a).

Relações anatômicas do útero

Fonte: (BRASIL, 2013b, p.41).

 

Você sabe como o HPV pode levar ao câncer do colo do útero? Observe a figura a seguir, que mostra o processo de forma simplificada. As mulheres adquirem o HPV por meio de relações sexuais com um parceiro infectado. As infecções regridem espontaneamente dentro de dois anos em 90% dos casos. Aquelas que persistem e são causadas por um tipo de vírus de alto risco têm um maior risco de progressão para as lesões precursoras, que, se não identificadas e tratadas, podem evoluir para o câncer do colo uterino ao longo de um período de vários anos (GRAVITT, 2011; MOSCICKI et al, 2012; SCHIFFMAN; WENTZENSEN, 2013).

 

Modelo de história natural do câncer do colo do útero 

Fonte: (SCHIFFMAN; WENTZENSEN, 2013, adaptado).

 

Apesar de a infecção por tipos de HPV de alto risco ser muito frequente entre as mulheres, a incidência de câncer do colo uterino é relativamente baixa, indicando que a infecção pelo HPV é uma causa necessária, mas não suficiente, para o desenvolvimento desse câncer, destacando a importância de outras causas componentes que podem influenciar a progressão para o câncer, conforme representado na próxima figura (GRAVITT, 2011; MOSCICKI et al, 2012; SCHIFFMAN; WENTZENSEN, 2013).

 

Modelo de causalidade para o câncer do colo do útero

Fonte: (ROTHMAN, 1986, adaptado).

 

É fácil entender que aspectos ligados ao comportamento sexual, como o início precoce da vida sexual e o número elevado de parceiros sexuais, podem facilitar a aquisição da infecção pelo HPV. Além disso, fatores ligados ao estilo de vida, como o uso de contraceptivos hormonais por longo prazo, a multiparidade e o tabagismo, dobram o risco de desenvolvimento do câncer do colo do útero. E, finalmente, fatores genéticos e imunológicos, como, por exemplo, a imunossupressão causada por infecção pelo HIV, também são considerados fatores de risco para a progressão da infecção pelo HPV para o câncer do colo uterino (GRAVITT, 2011; MOSCICKI et al, 2012; SCHIFFMAN; WENTZENSEN, 2013).

 

 Saiba mais...

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o HPV e o câncer do colo do útero? Então consulte: 
 
Caderno de Atenção Básica Nº13, disponível aqui (BRASIL, 2013b). 

Papilomavirus humano e neoplasia cervical, disponível aqui (ROSA et al, 2009).

Última atualização: quinta, 11 Jun 2015, 10:03