Qual o tratamento para a infecção e para as doenças causadas pelo HPV?

Qual o tratamento para a infecção e para as doenças causadas pelo HPV?

Não há tratamento específico para eliminar o vírus. O tratamento das lesões clínicas deve ser individualizado, dependendo da extensão, do número e da localização. Podem ser usados laser, eletrocauterização, ácido tricloroacético (ATA) e medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo (INCA, 2000).

As lesões intraepiteliais de baixo grau não oferecem maiores riscos, tendendo a desaparecer mesmo sem tratamento na maioria das mulheres. A conduta recomendada inicialmente é a repetição do exame preventivo em seis meses (INCA, 2011).

O tratamento apropriado das lesões precursoras é imprescindível para a redução da incidência e mortalidade pelo câncer do colo uterino. As diretrizes brasileiras recomendam, após confirmação colposcópica ou histológica, a retirada (excisão) das lesões intraepiteliais de alto grau (INCA, 2011).

Entre os tratamentos mais comuns para o câncer do colo do útero, estão a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia. O tipo de tratamento vai depender do estadiamento da doença, do tamanho do tumor e de fatores pessoais, como idade e desejo de preservação da fertilidade (INCA, 2000).

 Saiba mais...

Ficou interessado(a) em obter mais informações sobre as condutas preconizadas para a abordagem das lesões intraepiteliais e do câncer do colo uterino? Recomendamos que você acesse as "Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero", disponíveis aqui (INCA, 2011) e as "Condutas do INCA – Câncer do colo do útero", disponíveis aqui (INCA, 2000).




Última atualização: sábado, 1 Nov 2014, 14:10