Quais as medidas de prevenção do HPV?

Quais as medidas de prevenção do HPV?

Para a prevenção da infecção por HPV, são necessárias ações que eliminem ou diminuam a exposição ao vírus, como o uso de preservativo, a diminuição do número de parceiros ou parceiras sexuais e a vacinação contra o HPV (BRASIL, 2013a).

Como vimos, a transmissão da infecção pelo HPV ocorre principalmente por via sexual, por isso o uso de preservativo (camisinha) é uma das estratégias de prevenção adotada. Assim, é fundamental orientar o correto uso de preservativo.

Entretanto, apesar de a camisinha prevenir a maioria das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), ela não impede totalmente a infecção pelo HPV. Lembre-se de que a transmissão pode ocorrer mesmo sem a penetração vaginal ou anal, e as lesões podem estar presentes em áreas não protegidas pela camisinha, como vulva, região pubiana, perineal e perianal ou bolsa escrotal (IARC, 2007).  Acredita-se que a camisinha feminina, quando utilizada desde o início da relação sexual, pode ser mais eficaz para evitar o contágio, uma vez que cobre também a vulva.

Última atualização: sábado, 1 Nov 2014, 14:11